O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: DESAFIOS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Maria do Socorro Silva

Resumo


O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as mudanças instituídas no planejamento da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) após a instituição do Plano de Ações Articuladas (PAR). A metodologia adotada, de cunho qualitativo, envolveu o levantamento e estudo bibliográfico e documental e realização de entrevista. As principais referências foram Saviani, Sousa, Mendes e Gemaque. O trabalho revelou que o PAR é instrumento de planejamento propagado pelo Ministério da Educação que se configura como mecanismo de indução das políticas federais voltadas à educação básica, pois, frequentemente, estados e municípios aderem a este tipo de programa visando, principalmente, o recebimento de recursos. O estudo permitiu concluir que, embora o PAR seja um instrumento de planejamento que contribuiu para melhor sistematização das condições de oferta na rede estadual de educação, no Estado do Piauí não ocorreu a plena execução das ações planejadas, especialmente aquelas financiadas com recursos próprios da Secretaria de Educação, sendo um desafio alcançar maior compromisso do próprio Estado com o cumprimento do Plano de Ações Articuladas.


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ISSN 2317-2754