O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Fabiana de Oliveira Andrade, Hildegardo Martins Lima

Resumo


A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca.


Palavras-chave


Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


CATAPAN, Anderson; COLAUTO, Romualdo Douglas; SILLAS, Edson Paes. Percepção dos discentes sobre os docentes exemplares de contabilidade em ies públicas e privadas. RIC - Revista de Informação Contábil - ISSN 1982-3967 - Vol. 6, n. 2, p. 63-82, Abr-Jun/2012.

CHAROUX, O. M. G. Metodologia: processo de produção, registro e relato do conhecimento. 3ª Ed. São Paulo: DVS Editora, 2006.

DAVEL,Eduardo; VERGARA, Sylvia; GHADIRI, Sacha; FISCHER, Tânia. Revitalizando a relação ensino-aprendizagem em administração por meio de recursos estéticos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Anais... ENANPAD , 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, Maria Eugênia Mendes; ALBUQUERQUE, Lúcia Silva; CARVALHO, José Ribamar Marques de; SANTIAGO, Josicarla Soares; LUCENA, Wenner Gláucio Lopes; RÊGO, Thaiseanny de Freitas. Atributos e Práticas Pedagógicas do Professor de Contabilidade que Possui Êxito em Sala de Aula: Estudo da Percepção Discente em IES Públicas. In: II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – Anais... EnEPQ. Curitiba, 2009.

MARION, José Carlos. O ensino da Contabilidade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARION, José Carlos; GARCIA, Elias; CORDEIRO, Moroni. Discussão sobre metodologias de ensino aplicáveis à contabilidade. Contabilidade Vista e Revista, V. 10, n. 1, Belo Horizonte, 1999.

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: Concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT | vol. 2 – n. 1 – JAN./JUN. – 2013.

MEDEIROS, Cintia Rodrigues de Oliveira; MIRANDA, Gilberto José; MIRANDA, Aline Barbosa. A Arte no Processo de Ensino-Aprendizagem e sua Contribuição para a Formação do Contador: Dramas e Descobertas do Estudante-Artista. In: II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – Anais... EnEPQ. Curitiba, 2009.

MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os Saberes dos Professores-Referência no Ensino de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, v. 23, n. 59, p. 142-153, maio/jun./jul./ago. 2012.

MIRANDA, Raissa Alvares de Matos; MIRANDA, Claudio de Souza; COSTA, Glaucia Ferreira Machado. Estratégias de Ensino e Estilos de Aprendizagem: Um experimento no processo Ensino-Aprendizagem na Disciplina de Contabilidade Introdutória. In: III ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – Anais... EnEPQ. João Pessoa, 2011.

MOROZINI, João Francisco; CAMBRUZZI, Daiane; LONGO, Luci. Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis do ponto de vista acadêmico. Revista Capital Científico, V. 5, n. 1, jan/dez. Guarapuava-PR, 2007.

NEGRA, Carlos Alberto Serra. Metodologia para ensino contábil: uso de artigos técnicos. Contabilidade Vista e Revista, V. 10, n. 1, p. 13-17, Belo Horizonte, 1999.

OLIVEIRA, Fátima Bayma de; CRUZ, Francisca de Oliveira. Revitalizando o processo ensino-aprendizagem em administração. Cadernos FGV EBAPE.BR, Volume V – Edição Especial – Janeiro, 2007.

RAUPP, Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade – Teoria e Prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

RODRIGUES, Clarete de Itoz; MINEIRO, Márcia. Ensino-aprendizagem da contabilidade de custos: Componentes, desafios e inovação prática. Revista Enfoque: Reflexão Contábil – Vol. 24, n. 2, p. 53-65, jul/dez, 2005.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista Integração, Ano XI, n. 40, p. 19-31, jan/fev/mar, 2005.

TEODORO, Jocelino Donizetti; BERWIG, Celio Gustavo; CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; COLAUTO, Romualdo Douglas. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Estudo Comparativo no Ensino Superior nas Áreas de Educação e Ciências Contábeis. In: III ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – Anais... EnEPQ. João Pessoa, 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2003.




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed11548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.