REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte

Hudson Soares Moreira, Wendel Alex Castro Silva, Márcia Athayde Moreira

Resumo


Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizadas. Juntas, somam 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêm descontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão.


Palavras-chave


redes empresariais; pequenas empresas; varejo supermercadista; profissionalização.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Estatística das Redes de Pequenos Supermercados Brasileiros. Disponível em: http://www.abrasnet.com.br/, acesso em 20/02/2013.

AMATO NETO, João. Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais. São Paulo: Atlas, 2000.

AMATO NETO, João. Organizador. Redes Entre Organizações: Domínio do Conhecimento e da Eficácia Operacional. São Paulo: Atlas, 2005.

ANTHONY, Robert; GOVINDARAJAN, Vijay. Sistemas de Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.

BALESTRO, Moisés Villamil; ANTUNES JÚNIOR, José Antônio Valle; LOPES, Marcelo Carvalho; PELLEGRIN, Ivan de. A Experiência da Rede Petro – RS: Uma Estratégia Para o Desenvolvimento das Capacidades Dinâmicas. Revista de Administração Conteporânea. v.8. São Paulo: 2004.

BARBOSA, Jose Geraldo Pereira, ALMEIDA, Jozias Castro de, VILLELA, Lamounier Erthal. Redes de Pequenos e Médios Supermercados: um Estudo Exploratório dos Fatores Determinantes de Competitividade. XI SEMEAD, SP, 2008.

BEUREN, Ilse Maria (Organizadora). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2008.

BOEHE, Dirk; DA SILVA, Karen Menger. Rumo a uma estratégia de desenvolvimento de redes de PME´s. In: XXVII Encontro da Anpad. 2003, Atibaia-SP. Anais... Atibaia-SP, 2003.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2000.

CASSAROTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local: Estratégias para a Conquista da Competitividade Global com Base na Experiência Italiana. São Paulo: Atlas, 2001.

FERREIRA , Roberto do Nascimento; SANTOS, Antônio Carlos dos; NAZARETH , Luiz Gustavo Camarano; BERNARDO, Denise carneiro dos reis; GIAROLA, Eduardo. Redes Organizacionais no Varejo Alimentar. In: XXXII Encontro da Anpad. 2008, Rio de Janeiro-RJ. Anais... Rio de Janeiro-RJ, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed.São Paulo: Atlas, 2002.

LENZI, Fernando; KIESEL, Marcio (Organizadores). O Empreendedor de Visão. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA FILHO, Dario de Oliveir; MAIA, Fabrício Simplício; SPROESSER, Renato Luiz; MORAIS, Fabio; MORAIS, Roberta. Redes de Cooperação no Varejo Alimentar de Vizinhança: Percepções dos Associados. Revista Gestão e Produção. v.13, n.2, p.311-324, mai.-ago. 2006.

MARTINS, Gilberto A.; THEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.

MELO, Natália Máximo e. Centrais de Negócios de Pequenas Empresas do setor Supermercadista: Entre a Concorrência e a Cooperação. Revista Intratextos, Rio de Janeiro. vol.2, nº 1, pp. 76 – 96, 2010.

WILDER, Ariel. Mudanças no setor supermercadista e a formação de associações de pequenos supermercados. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Piracicaba - SP, 2003.




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed23020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários