UMA AVALIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES EM LEALDADE DO CONSUMIDOR EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Tiago Rusin, Luiz Fernando Silva Pinto, Luiz Medeiros de Araujo Neto, Vívian Aline Carolino, Gisela Demo

Resumo


O artigo apresenta uma síntese da literatura e uma análise bilbiométrica da produção nacional do campo de conhecimento constituído pelo conceito de lealdade ou fidelidade do consumidor, estudado nos últimos cinco anos relevantes à área da administração. No total foram encontrados 42 artigos que atenderam aos critérios de busca em 27 revistas selecionadas. Os artigos foram tabulados e analisados de acordo com as seguintes categorias:  nome do artigo, autores, qualis, ano de publicação, instituições participantes, enquadramento (teórico ou teórico-empírico), e, quando enquadrado como teórico-empírico: natureza do estudo, setor da economia, ramo de atuação, instrumentos de coleta de dados  e técnicas de análise de dados. Verificou-se que existe uma predominância de pesquisas teórico-empíricas de natureza quantitativa sobre o tema. Os resultados permitiram identificar a crescente demanda de conhecimento sobre o tema da lealdade do consumidor, bem como lacunas na literatura que subsidiaram a proposição de uma agenda de pesquisa.


Palavras-chave


lealdade, fidelidade, revisão bibliométrica, agenda de pesquisa

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2016.v3ed24619

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