A Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas em Cursos de Graduação de Ciências Contábeis

Marcia Athayde Moreira, Natalia Garcia de Oliveira

Resumo


O principal objetivo deste artigo consistiu em avaliar em docentes dos cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior - IES do estado de Minas Gerais, o nível de aderência das práticas de ensino de disciplinas da contabilidade ao Problem-Based Learning – PBL. O PBL vai além das didáticas convencionais de ensino, trata-se de uma metodologia pautada em problemas da vida real, que estimula o pensar crítico, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. Para atender ao objetivo proposto, foi construído um questionário baseando na estrutura apresentada pela Samford University (2000) contendo 29 assertivas. O questionário foi encaminhado para 46 instituições de ensino do estado de Minas Gerais, listadas conforme o ranking do ENAD 2012 e retornou 36 questionários válidos. Como resultado final, alcançou-se uma média de 7,02 pontos, o que é considerado Nível Médio de aderência das práticas de ensino ao PBL. Com o que os resultados parecem de certa forma satisfatórios. Concluiu-se que o ensino da contabilidade já possui algumas características do PBL, necessitando se consolidar e sistematizar nas IES pesquisadas, sendo que as principais deficiências são visualizadas na forma como os conteúdos são transmitidos, onde se percebe que os docentes ainda elaboram e ministram suas aulas com base em modelos tradicionais de ensino, priorizando a estrutura de palestras, e muitas vezes não permitindo que os alunos participem ativamente do processo avaliativo.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino e Contabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


Barrett, T.; Mac L.I.; Fallon, H. Handbook of Enquiry and Problem-based Learning: Irish case studies and international perspectives. CELT, 2005. Released under Creative Commons license. Attribution Non-Commercial 2.0. Some rights reserved. Recuperado em 15 outubro, 2014, de .

Barrows, H. Kelson, A. (1993) Problem-based Learning: A Total Approach to Education. Illinois University Press.

Duch, B. J; Groh, S. E; Allen, D. E. The power of problem-based learning: A practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. Copyright 2001 by Stylus Publishing, LLC. United States of America.

Frezatti, F. et al. Análise do desempenho de alunos na perspectiva do CHA em disciplina utilizando PBL: o que significa a síntese? XIV Congresso USP: Controladoria e Contabilidade. São Paulo: 2014.

Kiesler, S.; Sproull, L. S. Response effects in the electronic survey. Public Opinion Quarterly, Oxford, v. 50, n. 3, p. 402-413, Sept.1986.

Martins, D. B. Avaliação de habilidades e de atitudes em abordagem de problem-based learning no ensino de controle gerencial. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2013.

Martins, D. B.; Espejo, M. M. S. B. Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2015.

Martins, D. B.; Espejo, M. M. S. B.; Frezatti, F. Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira.REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Brasília, v.9, n.4, art. 5, p. 430-452, out./dez. 2015




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários