O PROFESSOR, OS ALUNOS E A (IN)VISIBILIDADE DAS GEOTECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Edenilson Andrade Ferreira, Bartira Araújo da Silva Viana

Resumo


Os recursos didáticos, assim como toda a contemporaneidade, estão mergulhados em um ambiente de tecnologias em que a educação escolar ganhou diversas ferramentas que dinamiza e facilita o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a prática docente a partir da utilização de geotecnologias no ensino de Geografia, considerando a percepção dos alunos e professores quanto ao uso de aplicativos de smartphones como ferramenta metodológica que possibilita um ensino e aprendizagem mais dinâmico e eficaz. A investigação pautou-se em pesquisas bibliográficas e documentais sobre ensino de Geografia e a utilização de geotecnologias, roda de conversa com os alunos e entrevistas com um professor e alunos da rede pública estadual de Teresina. Também foi realizada a exposição de aplicativos de smartphones. Referente aos principais resultados obtidos, podem ser destacados os seguintes: i) A temática por ser inovadora e devido a defasagem do ensino na época da formação do professor de Geografia, aponta-se deficiências no processo de ensino e aprendizagem; ii) A percepção do professor sobre o uso das geotecnologias é superficial; iii) A utilização de aplicativos de smartphones em sala de aula mostrou que as percepções em relação à Geografia ficaram mais apuradas por parte dos alunos. Consuma-se que há uma necessidade por um ensino de Geografia que apresente novas metodologias, que se distancia de meios tradicionalistas e que tenha uma aproximação da realidade dos alunos e até do professor, visando um ensino e aprendizagem de geografia mais dinâmico e eficaz.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geotecnologias. Aplicativos de Smartphones.


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