A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA NO BAIRRO CENTRO – TERESINA (PI): INVOLUÇÃO OU EVOLUÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO?

Nadja Rodrigues Carneiro Vieira, Bartira Araújo da Silva Viana

Resumo


O presente trabalho explana o processo de verticalização do bairro Centro. O objetivo geral do estudo é analisar a produção espacial e a atuação dos agentes produtores do espaço urbano no processo de verticalização do bairro Centro de Teresina, destacando a sua gênese e dinâmica a partir da década de 1970 do século XX até a primeira década do século XXI. Os objetivos específicos são: caracterizar a ação dos agentes produtores do espaço urbano, os promotores imobiliários e o Estado; apreender o contexto histórico da verticalização em Teresina - Piauí; e, verificar a evolução e/ou involução deste processo no bairro Centro de Teresina. A metodologia do estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Diante do cenário atual da capital piauiense, foi possível averiguar que as transformações na cidade de Teresina decorrentes do crescimento vertical resultaram das ações dos agentes produtores, principalmente dos promotores imobiliários e do Estado. Constatou-se que no bairro Centro a redução de empreendimentos verticais nas últimas três décadas decorreu da menor atuação do poder estatal e do desinteresse dos promotores imobiliários em investir no bairro devido à alguns fatores que impedem o seu crescimento vertical. As vias de circulação estreitas, a falta de mobilidade e de acessibilidade, a inexistência de amenidade, a legislação urbanística, a existência de imóveis tombados, assim como a proliferação de pensões, contribuíram para a ausência de estratégias dos agentes produtores para que o crescimento vertical no bairro ganhasse força, decorrendo, assim, uma involução no crescimento vertical. O Centro descaracteriza-se como um bairro residencial, pois torna-se quase exclusivamente comercial.

Palavras-chave: Verticalização. Promotores Imobiliários. Centro. Teresina (PI).

  

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Irlane Gonçalves de. O Crescimento da Zona Leste de Teresina – Um caso de Segregação?. Tese de Mestrado – UFRJ. Rio de Janeiro, 1983.

ARAUJO, José Luis Lopes. A verticalização como segregação espacial em Teresina. São Paulo, 1992.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=6&uf=00. Acesso em: 12 maio 2015.

CARVALHO, David José da Silva. O processo de verticalização do bairro jóquei na cidade de Teresina: formação, agentes e produção do espaço. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.

CASTELO BRANCO, Antônio Frederico Vilarinho. A ação do Estado e do Mercado Imobiliário no processo de segregação socioespacial em bairros da zona Leste de Teresina. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

CASTELO BRANCO, Antônio Frederico Vilarinho. Entrevista concedida a autora. Teresina, jun. 2015.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2000.

CURY, Jordana. Moradores têm que ir a PMT para conseguir desconto ou isenção do IPTU. Cidade Verde, Teresina, 7 mar 2020. Disponível em: https://cidadeverde.com/economiaenegocios/104175/moradores-tem-que-ir-a-pmt-para-conseguir-desconto-ou-isencao-do-iptu. Acesso em: 17 out 2020.

FAÇANHA, A. C. A Evolução Urbana de Teresina: agentes, processos e formas espaciais da cidade. 1998. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação de Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1998.

FAÇANHA, A. C. Gestão urbana e dilemas no poder local: Internalidade e dispersão em Teresina (PI). Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 24, n. 1, jan./abr. 2007.

LIMA, Paulo H. G. Promoção Imobiliária em Teresina/PI: uma análise do desenvolvimento da produção privada de habitações – 1984/1999. 2001. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação de Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

REIS FILHO, Antônio Anderson dos. Análise integrada por geoprocessamento da expansão urbana de Teresina com base no Estatuto da cidade: Estudo de potencialidades, restrições e conflitos de interesses. 2012. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. O chão arranha céu: a lógica da (re) produção monopolista da cidade. São Paulo: USP, 1991.

TERESINA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Finanças. Relatório de condomínios verticais com número de pavimentos superior a três incluídos no Cadastro Imobiliário Fiscal. Teresina, 2014.

VIANA, Bartira Araújo da Silva. A verticalização de Teresina: sonho de muitos e realidade de poucos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2003.

VIEIRA, Nadja Rodrigues Carneiro. 15 fotografias color. digitais, Teresina, 2015a.

VIEIRA, Nadja Rodrigues Carneiro. A produção imobiliária no Bairro Centro- Teresina-PI: involução ou evolução da verticalização? 2015. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015b.

VIEIRA, Nadja Rodrigues Carneiro. Os novos vetores do crescimento vertical de Teresina-PI: agentes e processos e as transformações socioambientais nos anos 2000. 2014. Relatório Final (Iniciação Científica). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Nadja Rodrigues Carneiro Vieira



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa