GEOGRAFIA E PROPAGANDA: POSSIBILIDADES E GEOPRÁTICAS

Aline Camilo Barbosa, Ângela Oliveira Vieira

Resumo


Sabe-se que o espaço geográfico é modificado, constantemente, pela ação humana. Analisá-lo, significa tecer diferentes percepções acerca das contradições presentes no mundo globalizado. Ao se pensar o cotidiano, percebe-se a “urgência” em se refletir sobre a prática pedagógica, e nos diferentes níveis de ensino. Visto essas considerações, o presente artigo tem como objetivo suscitar o debate entre geografia e propaganda, visto ser um diálogo possível, e socializar a oficina intitulada: “Geografia e propaganda: um diálogo possível” que foi desenvolvida sob a proposta de utilização da propaganda nas aulas de geografia, na Educação Básica, a partir de atividades experienciadas em sala aula. A mesma foi apresentada no IV Simpósio de Ensino de Geografia, realizado na Universidade de Federal do Piauí-UFPI, em dezembro de 2019. A oficina visou destacar a utilização da propaganda como recurso didático não convencional, a partir de dois aspectos: como intermédio do conteúdo no processo de ensino aprendizagem, e como metodologia alternativa, visto seu potencial apresentado para o debate geográfico. Na descrição da oficina encaminham-se sugestões do uso da propaganda como como proposta metodológica para as aulas de geografia.

Palavras-chave: Educação Básica. Recurso didático não convencional. Propaganda. Geografia.

 

  

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Josivane José de; SILVA, Josélia Saraiva e. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, n. 18, p. 1-14, 2018. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/645. Acesso em: 25 maio 2020.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Panfleto, 2011. Disponível em: http://ammpublicidadeepropaganda.blogspot.com/2011/01/panfleto-minha-casa-minha-vida-casa.html. Acesso em: 5 dez. 2019.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev., Curitiba, n. 9, p. 117-120, dez. 1993. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 maio 2020.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua 2017 - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html#subtitulo-4. Acesso em: 25 maio 2020.

LAMPERT, Rodrigo Alves. O estudo do lugar como formação do conhecimento e a prática docente em Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (org.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, p. 133-148, 2013.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SILVA JÚNIOR, Otoniel Fernandes da. Os desafios do ensino da geografia na sociedade da informação. In: ARAÚJO, Josélia Carvalho de; FERNANDES, Maria José Costa; SILVA JÚNIOR, Otoniel Fernandes da (org.). Construções geográficas: teorizações, vivências e práticas. Espaço Científico Livre Projetos Editoriais. 1. ed. Duque de Caxias, 2013. p. 112-120. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt. Acesso em: 25 maio 2020.

SILVA, Guilhermina Castro; LOPES, Wilza Gomes Reis; MONTEIRO, Maria Do Socorro Lira. A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí. Revista da ANPEGE, v. 13, n. 21, p. 89-112, 2017. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927/3863. Acesso em: 30 nov. 2019.

SILVA, Josélia Saraiva e (org). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Teresina: Edufpi, 2011.

TONINI, Ivaine Maria. IMAGENS NOS LIVROS DE GEOGRAFIA: SEUS ENSINAMENTOS, SUA PEDAGOGIA ... (figuras em livros didáticos de geografia: suas lições, sua pedagogia ...). Mercator, Fortaleza, v. 2, n. 4, nov. 2008. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/148. Acesso em: 14 jul. 2020.

UCHOA, Sayonara Abrantes Oliveira; FERRAZ, Monica Mano Trindade. A linguagem da propaganda como ferramenta para o ensino de leitura. DLCV. Língua, Linguística & Literatura. João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 305-319, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/issue/view/2244. Acesso em: 26 maio 2020.

VALLADARES. Marisa Terezinha Rosa. Geografia e Propaganda: para ler o mundo e escrever a vida... In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva. Geografias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: CRV, 2013. p. 133-150.

WESTBROOK, Robert B. et al. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, editora, massangana, 2010. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me4677.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Penso Editora, 2015.

ª DO PLURAL [música]. Disponível em: https://www.letras.mus.br/. Acesso em: 30 nov. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ângela Oliveira Vieira



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa