PAISAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Miguel Sardica Castro

Resumo


Nunca, na história humana, a velocidade da mudança foi tão rápida; incerteza e imprevisibilidade, em futuros contextos profissionais, e sociais estão a tornar-se menos claras. A educação está numa encruzilhada, no que diz respeito às propostas de aprendizagem, o que pode permitir que os alunos vivam num contexto volátil permanente. Para isso, as organizações educacionais mundiais insistem na necessidade de que o discente não se concentre apenas no domínio cognitivo, mas inclua capacidades sociais e desenvolva o pensamento crítico e a criatividade. Mesmo diante da imprevisibilidade, sabemos que mais ou menos transformada a paisagem é um recurso sempre presente. Propomos a sua observação, a fim de estimular o pensamento crítico em crianças e jovens. A atitude em relação à realidade deve ser questionadora e proativa; desse modo, confrontar a criança com a paisagem, perguntar coisas a respeito da mesma e propor intervenções no espaço, não apenas desenvolve aspetos geográficos, mas também uma postura crítica. Alguns dados sobre uma experiência realizada em jardins de infância enfatizam e reforçam a assertividade e o potencial didático da paisagem para a formação integral das crianças.

 

Palavras-chave: Paisagem. Pensamento Crítico. Didática da Geografia. Educação.


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