MULTICULTURALISMO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO CONCEITO DE LUGAR

Glécia Alves Silva, Bartira Araújo da Silva Viana

Resumo


Este trabalho aborda o multiculturalismo como ferramenta para promoção do respeito à diversidade no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo foi analisar a abordagem do multiculturalismo no ensino de Geografia através do conceito de lugar. Como objetivos específicos foram estabelecidos: a) apontar as abordagens de multiculturalismo e sua relação com a escola; b) compreender o conceito de lugar na perspectiva da Geografia humanista, em especial do geógrafo Yi-Fu Tuan; c) discutir as contribuições do conceito de lugar para abordagem do multiculturalismo na Geografia Escolar. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A bibliografia consultada envolveu livros, artigos científicos, periódicos, dissertações e teses que tratam do tema proposto. No campo foi realizada pesquisa com coordenadores pedagógicos e docentes de Geografia da rede estadual de ensino na cidade de Teresina-PI, para averiguar como esses profissionais tratam o tema na escola. O conceito de lugar na Geografia humanística é uma boa ferramenta para trabalhar o multiculturalismo nas aulas de Geografia da Educação Básica, pois é no lugar que a cultura é mais forte e percebida, concentrando os costumes, valores, crenças e modos de viver.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia humanística. Lugar.  Multiculturalismo.


Texto completo:

PDF

Referências


BAVARESCO, Paulo Ricardo; TACCA, Daiane Paula. Multiculturalismo e diversidade cultural: uma reflexão. Unoesc e Ciência – ACHS Joaçaba, v.7, n.1, p.61-68, Jan/Jun. 2016. Disponível em: https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/view/8511/pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.

BINJA, Elias Justino Bartolomeu. Multiculturalismo e Educação: Em busca da autenticidade do agente humano. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL ESCRITAS DA HISTÓRIA: VER – SENTIR – NARRAR, 6., Teresina, PI, 2012. Anais [...]. Uberlândia, MG, 2012. Disponível em: http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Elias%20Justino%20Bartolomeu%20Binja.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000, p. 85-136.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37. Disponível em: https://educarparaomundo.files.wordpress.com/2016/07/moreira-candau-multiculturalismo-diferenc3a7as-culturais-e-prc3a1ticas-pedagc3b3gicas.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CAVALCANTI, L. S. Geografia escolar e procedimentos de ensino de uma perspectiva socioconstrutivista. In: CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 175-198.

CAVALCANTI, L. S. Geografia escolar e a construção de conceitos no ensino. In: CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 87-136.

HOLZER, Werther. O lugar na Geografia Humanista. Revista Território, Rio de Janeiro, n.7, p. 67-78, jul./dez. 1999. Disponível em: http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/07_6_holzer.pdf. Acesso em: 01 out. 2018.

LIMA, Elmo de Souza. Multiculturalismo, currículo e formação docente: diálogos sobre os desafios contemporâneos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ANFIRSE, 2009, João Pessoa - PB. Anais […]. João Pessoa - PB, 2009. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.2/5_Elmo%20de%20Souza%20Lima.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.

MAIA, Andrea Paula Rego; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O ensino de Geografia na perspectiva da multiculturalidade: uma análise sobre as práticas pedagógicas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016. Natal, RN, Anais [...]. Natal, RN, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID3536_16082016140336.pdf. Acesso em: 27 dez. 2018.

ROMERO, Patrícia Elizabeth Benitez. Multiculturalismo: diversidade cultural na escola. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em em Ciência da Educação. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2017.

SILVA, Romário Gonçalves da. Produção do mapa de Teresina, 2019.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveia. São Paulo: DIFEL, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Glécia Alves Silva



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa