ANÁLISE ESPACIAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA BACIA ENDORREICA DO TABULEIRO DO MARTINS, MACEIÓ, ALAGOAS

Robson Bezerra Lima, José Vicente Ferreira Neto

Resumo


A água subterrânea é a parcela que se encontra no subsolo da superfície terrestre, preenchendo os espaços vazios existentes entre os grãos do solo, rochas e fissuras, e está disponível em todas as regiões da Terra, constituindo importante recurso natural (TUNDISI, 2003). O presente estudo foi desenvolvido na região norte do município de Maceió, Alagoas, em uma bacia endorreica que envolve áreas localizadas no domínio dos Tabuleiros Costeiros de Maceió, pertencente à Bacia Sedimentar Alagoas, onde as águas subterrâneas são intensivamente exploradas para consumo humano e industrial. A hipótese norteadora está relacionada diretamente a ação antrópica, tendo por objetivo caracterizar espacialmente os parâmetros físico-químicos das águas subterrâneas locais e avaliar o grau de contaminação das águas subterrâneas na bacia endorreica do Tabuleiro do Martins na cidade de Maceió, com dados obtidos junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) nos anos de 2008 e 2018. Os parâmetros físicos e químicos que apresentaram comprometimento da qualidade das águas foram pH, cor aparente, turbidez, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, amônia, nitrato e sódio, todos disponíveis nos relatórios das análises da CASAL.

Palavras-chave: poluição de águas subterrâneas; geoestatística; vulnerabilidade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental. Portaria MS n.º 2914/2011. Brasília, 2011.

CAPUCCI, EGMONT et al. Poços Tubulares e outras Captações de Águas Subterrâneas: orientação aos usuários, Rio de Janeiro: Serla, 2001.

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL - CETESB, Métodos simplificados para análises bacteriológicas de água. São Paulo: Petra S. Sanchez, 1996.

FERREIRA NETO, J. V.; SANTOS, R. J. Q. dos, CAVALCANTE, A. T.; WANDERLEY, P. R. de M. - 2002. Gerenciamento dos recursos hídricos da bacia evaporimétrica do Tabuleiro do Martins, Maceió - AL. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 6., 2002, Maceió - AL. Anais [...]. Maceió - AL, 2002.

PEPLAU, Guilherme Rocha. Influência da Variação da Urbanização nas Vazões de Drenagem na Bacia do Rio Jacarecica em Maceió - AL. 2005. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: RiMa, IIE, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Robson Bezerra Lima, José Vicente Ferreira Neto



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa