Avaliação do conhecimento dos usuários de Unidades Básicas de Saúde sobre os riscos ambientais decorrentes do descarte incorreto de medicamentos.

Soliane Cristina Rodrigues Costa, Tainara Melo Lira, Karina Aparecida da Silva Souza, Ana Karoline Matos da Silva, Amália Roberta de Morais Barbosa, Nathália Thamires Duarte Sousa do Rêgo, Carla Solange de Melo Escórcio Dourado, José Charles Lima Dourado

Resumo


O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou mesmo ainda dentro do prazo de validade pode produzir impactos ambientais extremamente relevantes, prejudicando diversos ecossistemas. Tendo em vista a relevância do tema abordado, este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos usuários de Unidades Básicas de Saúde sobre o descarte de medicamentos no meio ambiente, através da aplicação de um questionário. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes possuía o ensino médio incompleto, 80,2% nunca foram orientados por profissionais de saúde a respeito do descarte dos medicamentos, uma grande parcela desconhecia os locais de recolhimento dos medicamentos, 60% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais  gerados com o descarte incorreto de medicamentos no meio ambiente  e o local de descarte mais relatado foi o lixo doméstico. Os resultados deste estudo revelaram que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina desconhecem os problemas causados pelo descarte incorreto de medicamentos no meio ambiente.


Palavras-chave


Saúde ambiental; Armazenamento de medicamentos; Automedicação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.