BIBLIOTECA ESCOLAR: (RE) ORGANIZAÇÃO E FOMENTO A LEITURA

Edson Luis Rezende Junior

Resumo


O presente trabalho destaca a trajetória de um professor de língua portuguesa numa escola municipal do distrito de Gardênia, Rancharia – SP, que a partir de sua concepção de ensino, leitura e língua apresenta uma proposta de (re) organização da biblioteca escolar. Sendo assim, o objetivo do trabalho é de transformá-la num complemento a prática pedagógica, reforçando a formação de leitores e a de cidadãos críticos. Esclarece-se que a escola atende o ensino infantil e o ensino fundamental I, vespertino, fundamental II, matutino e a comunidade extraescolar no programa família na escola aos finais de semana. A pesquisa desenvolve-se em oitos momentos diversos e os conteúdos foram discutidos em reuniões com a direção, sendo estas baseadas no diálogo. Para dar início a proposta apresentou-se um esboço das ideias de mudança do espaço físico e catalogação do acervo escolar e logo, passou-se para atividades de fomento a leitura e propostas de aquisições de livros. Por fim, reforça-se a necessidade de se voltar para a biblioteca escolar como principal responsável no despertar e promover o gosto pela leitura e no servir de apoio ao processo ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas. O embasamento teórico consta das ideias discutidas em Aguiar (2011), Caldin e Fleck (2006). A metodologia adotada consiste num estudo de caso a partir dos conceitos de Alves-Mazzotti (2006) e parte das observações realizadas pelo professor para a implementação do projeto.

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