O RECURSO AO DIÁRIO EM A NOITE DA ESPERA, DE MILTON HATOUM: O DESENHO DE UM CONFLITO PESSOAL E DE UM CONFLITO HISTÓRICO-POLÍTICO.

ALEXANDRE LUIZ RIBEIRO DA FONSECA JÚNIOR

Resumo


O presente artigo visa à análise do recente livro de Milton Hatoum, A Noite da Espera, publicado em 2017 e pertencente à trilogia O Lugar mais Sombrio. Tal análise procura identificar no romance, escrito em forma de diário ficcional, a potencialidade da escrita de si como espaço de autoconhecimento, de autorreflexão e de resistência diante da dupla crise vivida pelo narrador: uma crise de ordem familiar e outra de ordem histórico-política, representada pela ditadura civil-militar brasileira. Ademais, enxergam-se os vestígios e as ruínas como consequentes desse processo crítico, proporcionando entender o diário como a escrita mais pertinente nesse espaço-tempo caótico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.