FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CIDADE DE DOM EXPEDITO LOPES-PI/ Formation of teachers of sciences and biology for the use of technological resources in the city of Dom Expedito Lopes-PI

Ione Gonçalves de Moura, Luciano Silva Figueiredo, Rodrigo Ferreira de Morais, Polyhanna Ruth Gomes dos Santos, Janaína Alvarenga Aragão, José Geovânio Buenos Aires Martins, Evandro Alberto de Sousa

Resumo


A discussão sobre formas de melhorar a qualidade do ensino, há décadas, têm sido abordada em diversos países, onde as estratégias encontradas para elevar o nível da formação docente, apesar de não se efetivarem da forma como esperamos, têm perpassado muitos aspectos. Além disso, hoje, frente aos desafios que surgem diariamente na sala de aula, sabe-se que a formação inicial de um professor não é suficiente, pois exige um constante repensar sobre o fazer pedagógico, e para alcançar certa capacitação faz-se importante o uso de recursos tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo conhecer o ambiente de aprendizagem no tocante aos recursos tecnológicos e a formação de professores em duas escolas públicas na cidade de Dom Expedito Lopes, PI. Para a realização da pesquisa foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, e a coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores de Ciências e Biologia das escolas pesquisadas no município de Dom Expedito Lopes-PI, ainda se encontram presos à metodologia de ensino tradicional, apesar dos tantos meios modernos hoje existentes. Portanto, fica nítida a importância da formação continuada para o uso das TIC em sala de aula, inclusive para melhorar as práticas pedagógicas.


Palavras-chave


Escolas públicas; Inovações tecnológicas; Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.26694/jibi.v5i1.9566

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