PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE EM PACIENTES PORTADORES DE HIV

Giovana Fogaça Garcia Alcalde, Jeniffer Gleise Manente Santos, Elaine Cristina Berro, Patricia Ucelli Simioni, Leila Aidar Ugrinovich

Resumo


Objetivo: Descrever os dados de coinfecção de tuberculose/Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) notificados entre 2000 a 2015 em Americana (SP). Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo. Foram utilizados os registros de notificação fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), da Vigilância Epidemiológica, e de Boletins Epidemiológicos do Ministério da Saúde do Estado de São Paulo. Não foram incluídos dados de outras coinfecções. Os dados coletados de 2000 a 2015 foram analisados estatisticamente em programa GraphPad Prism. Resultados: Foi observado uma diminuição nos casos de coinfecção TB/HIV de 2014 a 2015. Os casos de tuberculose foram mais elevados na população masculina. Também se observou que, nos dois últimos anos, houve queda no número de casos de tuberculose notificados e aumento de casos de cura da doença. Conclusão: A análise dos dados permitiu concluir que ocorreu uma redução de número de casos de coinfecção no período avaliado.


Palavras-chave


infecção, tuberculose, HIV, AIDS

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v4i0.7519

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases/Indexadores:

Internacionais: CuidenIndex Copernicus InternationalResearch BibleLatindexCrossRefScholar Google; REDIB; PKP Index; DOAJ; MIAR; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); BDEnf.

Nacionais: DiadorimIBICTSumarios.orgLIVRE; periodicos CAPES.

REPIS is available in: Publons

ISSN: 2446-7901