UM DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E CONSCIENTE

Francisco Renato Lima, Nadja Rodrigues Carneiro Vieira

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão acerca da Educação Ambiental (EA) no cenário do Ensino Superior brasileiro. Tem-se como objetivo geral, analisar como a legislação ambiental brasileira pode ser inserida no Ensino Superior, com o intuito de desenvolver atitudes ecologicamente sustentáveis e estimular a sensibilização com o meio ambiente. E os objetivos específicos: entender a educação ambiental no contexto brasileiro quanto às preposições teórico-legais; identificar no Ensino Superior, uma proposta de formação ecologicamente sustentável; avaliar as práticas docentes e discentes na construção da consciência ambiental no Ensino superior. Metodologicamente, parte-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, com a base teórica em autores, como: Dornfeld (2015), Marcomin (2009), Carvalho (2006), Santos; Silva (2017), Batista; Ramos (2011), Freire (1996), Sorrentino et al (2005), Saviani (2013), entre outros. Concluímos, a partir dessas leituras que, apesar de todo o suporte teórico- legal, a disseminação e internalização da EA na educação formal ainda é um grande desafio para as universidades, urgindo assim, pela necessidade de propostas que superem essas lacunas e garantam a efetividade dessa formação no Ensino Superior.


Palavras-chave


Educação Ambiental. Sensibilização. Ensino Superior.

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