PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS NAS ESCOLAS

Islane Silva de Sousa

Resumo


O presente artigo teve como norte uma reflexão acerca de uma ideia ainda presente de que nas instituições escolares, a administração, a tomada de decisões e as estratégias de melhorias para o ensino tornam-se, unicamente, função do gestor. Partimos, portanto, do princípio de que há necessidade de medidas para mudar essa realidade, bem como, ações urgentes para a melhoria do desempenho das atividades escolares. Nesse contexto, encaixa-se a elaboração de um documento que contemple as ações e medidas educativas decididas de forma conjunta: O Projeto Político Pedagógico- PPP.  Nessa perspectiva, o estudo abordou a importância do projeto no âmbito escolar, avaliando a visão de inovação nos métodos de ensino que as escolas precisam ter diante do processo de aprendizagem, através dos quais buscam-se caminhos para as mudanças que diariamente vão surgindo.  Dessa forma, faz-se necessário um apanhado de dados, uma observação de suas limitações e possibilidades de solução, bem como uma reestruturação de suas ações pedagógicas e parâmetros para que, dessa forma, a educação seja voltada para a transformação social e cultural, de forma inclusiva e democrática. Por meio do PPP, a escola mobiliza forças para mudanças qualitativas que só se realizam por meio da conscientização e participação. Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, ancorada nos conceitos de autores que defendem a proposta de renovação do ensino. Logo, objetiva-se que este estudo tenha importância significativa para a obtenção de uma melhor perspectiva sobre a relação teoria e prática do PPP e reconstrução dos métodos de ensino.


Palavras-chave


Projeto Político Pedagógico; Democracia; Inovação

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