MEMÓRIAS QUE MARCAM: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE DISCENTES SOBRE AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NO PARFOR DO CAP/UERN

Iure Coutre Gurgel

Resumo


Este trabalho tem o propósito de refletir sobre as contribuições do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- CAP/UERN para a formação de duas docentes da educação básica. A partir das narrativas (auto) biográficas é que construiremos esta pesquisa, como meio de valorizarmos as experiências construídas pelas estudantes-educadoras durante a academia. Como referencial teórico, nos fundamentamos em: BRASIL (2012), Ramalho (2003), Josso (2004), Halbwachs (1990), entre outros. A metodologia que solidifica esta pesquisa é de caráter qualitativa, tendo a metodologia da história oral como ápice da mesma. Foram desenvolvidas três sessões (auto) biográficas com as docentes participantes da pesquisa com o intuito de investigarmos as contribuições que o Programa trouxe inicialmente para a formação das entrevistadas. Os resultados apontam que a partir deste trabalho, passamos a conhecer um pouco mais o processo de construção da identidade docente a partir de diferentes ângulos, bem como as contribuições das narrativas autobiográficas como uma metodologia que permite ao sujeito investigado refletir sobre o passado e o presente de sua formação. Então, destacamos a importância do processo de formação docente como elemento favorecedor a prática reflexiva e construção da ação-reflexão-ação.


Palavras-chave


Formação docente. Narrativas (auto) biográficas. PARFOR.

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