METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO INICIAL: PERSPECTIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA DA UFMA, CAMPUS PINHEIRO

Mayara dos Santos Corrêa, Raysa Valéria Carvalho Saraiva, Ana Paula da Costa Freitas

Resumo


As abordagens ontológicas referentes ao ensino de Ciências Naturais vêm passando por reformulações e mudanças na sociedade contemporânea em relação às ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o presente trabalho realizou uma investigação no que concerne ao uso das metodologias ativas na formação de professores e o objetivo foi investigar quais delas são aplicadas no curso de Ciências Naturais/Biologia, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Assim foram analisadas as respostas dos discentes ao questionário enviado no período de 06 de outubro a 04 de novembro de 2021, e docentes de 21 de outubro a 24 de novembro de 2021. A partir dos dados obtidos, realizou-se a análise e interpretação das informações e assim os docentes e discentes consideraram as metodologias ativas importantes, pois auxiliam no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na autonomia do aluno na construção do seu conhecimento.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Ferramenta Pedagógica; Autonomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________