O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTAS MOTIVADORAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Doralice Ferreira Silva

Resumo


A busca da máxima excelência no processo de ensino – aprendizagem permeia a preocupação de professores e especialistas nas reuniões, mesas redondas ou debates sobre a educação nos mais diversos contextos. Deliberar iniciativas, apontar pontos críticos possíveis otimizações e soluções dentro deste contexto, são os objetivos a serem buscados no bojo deste artigo. A pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos: a) discutir sobre o desenvolvimento dos principais conceitos relacionados as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s); b) entender a importância das práticas de ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos; c) avaliar a importância de algumas ferramentas relacionadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa possui um cunho qualitativo a partir do levantamento e discussão de dados bibliográficos. Concluímos que, à medida que o sistema educacional utiliza das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem há uma diminuição da exclusão digital, e do analfabetismo funcional, fazendo com que a educação ultrapasse as paredes das salas de aula. Os especialistas costumam estar de acordo com um ponto básico: o computador pode dar contribuições relevantes à sala de aula, mas tudo depende de como se faz o uso da tecnologia.


Palavras-chave


Redes Sociais; Ensino e Aprendizagem; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos



__________________________________________________________________