EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO LUGAR: ENSINO GEOGRÁFICO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS DISCENTES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mugiany Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana, Iracilde Maria de Moura Fé Lima

Resumo


O debate sobre as questões ambientais vem ganhando notoriedade, dado que a periodicidade de danos ambientais e mazelas sociais são cada vez mais comuns por todo o globo. Nesse sentido, a educação ambiental surge como viés entre a teoria e a prática da cidadania numa sociedade mais sustentável. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é mostrar como o ensino de geografia a partir da perspectiva do lugar pode contribuir para promover a educação ambiental com vistas à sustentabilidade. A geografia é uma das poucas ciências que possui essa flexibilidade. Com o intuito de demonstrar tal possibilidade, o presente artigo utiliza, como metodologia, pesquisas bibliográficas, visando subsidiar arguição e reflexão analítica acerca da sustentabilidade. Percebe-se que a inserção da temática ambiental no ensino de geografia consiste da parceria entre a comunidade acadêmica, os professores da área e demais campos do conhecimento, juntamente com os alunos. Significativo exemplo são as atividades desenvolvidas junto aos discentes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí (PARFOR / UFPI), visando produzir a articulação socioambiental, sociocultural e pedagógica entre os diferentes atores envolvidos.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Lugar.


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