O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PICOS

Alinny da Silva Rezende, Cleania de Sales Silva

Resumo


O presente artigo parte de pesquisa com o objetivo central de analisar se o ensino de artes nas escolas municipais (zona urbana) de Picos – PI está coerente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Secretaria Municipal de Educação e se este projeto está coerente com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Como metodologia optou-se por um estudo exploratório com enfoque qualitativo, tendo como sujeitos três professoras de cinco escolas distintas da zona urbana e 20 alunos. Ainda se fez uma análise documental dos PPP das escolas municipais de Picos, assim como uma análise no PCN de Arte. As discussões se fundamentaram principalmente nestes documentos, na LDB (1996), em Martins (2009), Richter (2003), Barbosa (1991), dentre outros. Os resultados desse estudo mostram que as escolas municipais passaram muito tempo sem autonomia para a elaboração e execução do seu PPP, sendo vinculada diretamente à Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa revelou que o ensino de Arte nas escolas municipais de Picos está sendo desenvolvido em acordo com os PCN e o PPP das escolas municipais, porém as professoras elencam algumas dificuldades para ministrar suas aulas, como falta de materiais e espaço apropriado para as aulas.

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