O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA POR MEIO DO TEATRO DO OPRIMIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA CAROLINA DO NORTE

Érica Rodrigues Fontes

Resumo


Este trabalho analisa experiências no ensino de literatura brasileira realizadas com alunos estadunidenses da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-CH). Ao utilizarmos um método teatral baseado no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, pretendemos criar uma relação ideológica entre os alunos americanos e não só a literatura brasileira, mas o contexto brasileiro, de forma a lidar mais eficientemente com algumas questões apresentadas em nossa literatura e que concernem diretamente textos de autoria feminina, em especial textos escritos na segunda metade do século passado. Aqui se propõe uma avaliação de exercícios a partir da leitura de “I love my husband”, de Nélida Piñon, “Menina de vermelho a caminho da lua”, de Marina Colasanti, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.

Palavras-chave: Literatura Brasileira. Teatro do Oprimido. Educação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________