OFICINA: AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL (INICIAÇÃO)

Clarice Pereira de Freitas Florêncio

Resumo


O papel da inicialização na educação musical compreende a transformação da percepção social da música e das formas musicais que abrangem o cotidiano do educando. O professor humanizado, por sua vez, depreende que deve haver a adaptação do projeto político pedagógico aos recursos disponíveis para pleno aprendizado. O objetivo do trabalho foi criar e divulgar atividades e jogos que instigassem o educando a gostar das aulas de musicalização, levando-o ao aprendizado de forma lúdica e prazerosa. Considerando a larga utilização da criatividade nos processos lúdicos, foram criados e executados três jogos educativos, assim como foram detalhadas as relações perceptíveis entre o educando e suas habilidades ascendidas, ou não, durante o período de tempo relatado. O processo de criação das atividades e jogos aconteceu na disciplina Musicalização I, do curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Piauí/ PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Foram aplicados os princípios de contagem na Ficha Rítmica; a comparação, no Desafio Rítmico; e a contagem circular no Basquete Musical. Os jogos foram feitos com um grupo de crianças/adolescentes escolhidas aleatoriamente no grupo familiar. Conclui-se que a utilização do caráter lúdico na apresentação dos conceitos primitivos musicais provoca no educando um interesse maior pelos conteúdos estudados, visto que há momentos apoiados em habilidades já adquiridas e, logo, comparadas a essas.

Palavras-chave: Musicalização. Lúdico. Ensino.


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