AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: a questão da apatia

Marlene Pereira Barros da Silva Mendes, Andréa Lourdes Monteiro Scabello

Resumo


No presente investigaram-se as Metodologias de Ensino de Geografia aplicadas pelos professores do 9° ano do Ensino Fundamental, da Unidade Escolar Desembargador Robert Carvalho Freitas, localizada na Zona Norte de Teresina-PI. Partiu-se do pressuposto de que o desinteresse e a apatia dos estudantes pela Geografia podem estar associados ao caráter mnemônico dado às metodologias de ensino tradicionais. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo (quali-quantitativa), subdividida em três etapas básicas: levantamento bibliográfico, que serviu de embasamento teórico para a proposta em questão; trabalho de campo, procedimentos metodológicos (observação direta, informações obtidas em caráter informal, técnicas de entrevista e aplicação de formulário); por fim, tabulação e análise dos dados coletados. A análise dos dados coletados sinalizou para um cenário preocupante em que  predomina o uso de metodologias de ensino pouco motivadoras de aprendizagem, persistindo, ainda, um ensino calcado nos métodos tradicionais. Mas esse não foi um dos maiores vilões, o que se descobriu é que a falta de acompanhamento dos pais, a condição socioeconômica e a fobia de não conseguirem melhores oportunidades profissionais, com a promoção para o Ensino Médio e a continuação dos estudos, afetam o aprendizado destes alunos e dificultam o trabalho em sala de aula que se compete ‘apenas’ às metodologias.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Problemas de Aprendizagem. Apatia. Escola Pública.

 


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