O ESTUDO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CELESTINO FILHO NA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI, NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Gisa de Sá Carvalho

Resumo


Este artigo apresenta uma análise do conteúdo programático da História Indígena nas aulas de História na Escola Celestino Filho, em Conceição do Canindé e busca, com isso, analisar os instrumentos/ferramentas didático-pedagógicas utilizado pelos professores quando estes tratam do processo identitário e cultural indígena na sala de aula do Ensino Médio a partir da lei 11.645/2008, visto que, levar-se-á a refletir a inserção do índio como agente participativo e indagador no contexto histórico brasileiro, já que sabe-se que a partir da lei supracitada é que foi inserido no curriculum comum da educação brasileira o ensino indígena, sendo que em livros didáticos essa historicidade normalmente só era verificada sobre uma única vertente, sem que os educadores tivessem a preocupação em levar o aluno a refletir sobre tais povos, os quais se sabe que estes, deixaram um legado preciosíssimo na formação identitária da nação brasileira. Este artigo, ainda leva a uma reflexão sobre a própria historicidade da educação brasileira a qual se deu início no âmbito colegial a partir da educação jesuítica tendo como protagonistas os povos indígenas. E como metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica com uma profunda análise de livros e artigos, bem como uma pesquisa de campo com entrevista e aplicação de questionário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________