O REFLEXO DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Antonia Regina dos Santos Abreu Alves, Maria Dolores dos Santos Vieira

Resumo


Temos uma grande preocupação em relação ao ensino que vem sendo ofertado nas escolas brasileiras, especialmente no tocante às questões raciais, destacando a necessidade da valorização da diversidade dos atores presentes na escola, que envolve alunos, professores e comunidade escolar. Nesse sentido, pontuamos a necessidade de discutir a Lei 10.639/03 e a sua influência na escola.Em relação à Lei 10.639/03, é importante salientarmos que esta entrou em vigor para alterar “a Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’” (BRASIL, 2003). Logo após a promulgação desta lei, foram instituídas também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que procuram oferecer respostas, principalmente na área da educação, às necessidades da população afrodescendente.

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