REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS NO ENSINO EM CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES PARA UM ENFOQUE EM CTS

Bruna Rodrigues da Silva, Tiago Rodrigues da Silva

Resumo


Os ciclos biogeoquímicos representam um dos mais importantes processos que permitem a existência de vida na Terra. Logo, o ensino e aprendizagem dessa temática torna-se essencial para gerar conhecimentos nos alunos acerca de conceitos biológicos, físicos e químicos, além de proporcionar debates com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). O objetivo do artigo foi, então, analisar como o assunto vem sendo abordado das disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente, Ensino Fundamental e Médio. Com isso, favorecer para a superação das abordagens tradicionais do ensino e aprendizagem, contribuindo para (re) pensar da prática pedagógica dos professores a partir das relações entre CTS. Os referencias teóricos utilizados nas discussões foram feitos a partir de produções acadêmicas na área de ensino de ciências publicados em livros, artigos científicos, dissertações e anais de eventos da área educacional. De acordo com a revisão bibliográfica, é apresentado um panorama, de modo geral, das pesquisas que investigaram práticas pedagógicas sobre os ciclos biogeoquímicos desenvolvidas na educação básica e dos obstáculos à inserção das relações CTS no ensino da temática. Como alternativa, sugere-se perspectivas capazes de colocar o ensino de ciclos biogeoquímicos a partir do movimento de CTS estimulando alfabetização científica com uma formação cidadã e crítica dos alunos.


Palavras-chave


Ciclos biogeoquímicos. Ensino de Ciências. Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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