MULTIMODALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Leopoldina Ramos de Freitas

Resumo


O livro didático é um recurso fundamental no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Desde seu processo de criação, ele tem passado por muitas mudanças, principalmente em seus aspectos visuais. A presença de um maior número de imagens, o uso de layouts mais sofisticados que proporcionam a integração entre texto e imagem, dentre outros fatores, configuram este material como um gênero discursivo multimodal. Através de uma revisão bibliográfica, este artigo tem como objetivo verificar como o livro didático de língua inglesa colabora com o processo de construção de identidade dos estudantes que o utilizam. Os resultados demonstram que escolha do que é representado neste recurso didático contribui para o estabelecimento de relações de poder, veiculação de ideologias e construção de identidades. Conclui-se que a ênfase dada na organização dos LDIs está, sobretudo no foco ao conteúdo gramatical, pois grande parte dos autores veem o processo de ensino e aprendizagem como um conjunto de regras formais a serem apreendidas. A análise das atividades presentes nos materiais didáticos revelou que há pouco espaço para a cultura dos aprendizes, assim como poucas oportunidades, para que eles exerçam livremente suas identidades.

Palavras-chave


livro didático; multimodalidade; construção de identidades.

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