GESTÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA CIDADE DE BETÂNIA DO PIAUÍ

Maurício Pereira Barros

Resumo


Esta pesquisa tem como finalidade estudar as concepções de Gestão Democrática na Escola Pública Estadual, assumidas pela política educacional brasileira, assim como a gestão democrática descentralizadora do sistema de ensino brasileiro e investigar a percepção dos sujeitos educacionais sobre a construção de ações e de relações transformadoras e participativas geradas pela gestão democrática da escola. Realiza um estudo das concepções de gestão democrática presentes nas políticas e nas propostas educacionais do Governo  brasileiro, fazendo ênfase à historia da educação, para analisar suas autenticidades e suas divergências com as concepções presentes nas discussões teóricas mais recentes sobre gestão democrática, além de verificar as transformações geradas por essas propostas nas práticas dos sujeitos escolares. Autonomia e gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político-pedagógico. Ela exige, em primeiro lugar, uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar.


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