MÉTODOS DE INCENTIVO AO ENSINO DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luiz Gustavo de Nonno

Resumo


O presente artigo visa apresentar métodos para incentivar o ensino da matemática e da física na educação básica, face a dificuldade que os alunos enfrentam nestas disciplinas. A matemática e a física, ainda que consideradas disciplinas importantes para a formação do aluno, são vistas por estes como disciplinas “monstruosas” e com um alto grau de dificuldade, as consequências desse preconceito advém de crenças negativas que foram apresentadas aos alunos por pessoas influentes em seu meio, ou através de pré-conclusões diante das suas experiencias escolares, que disseminam em dificuldades de aprendizagem na matéria, e que é apresentada ausente de ludicidade através de uma metodologia tradicional, que por muitas vezes falha. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar métodos que podem contribuir com a aprendizagem destas disciplinas, através de propostas pedagógicas baseadas na ludicidade, na afetividade, na construção de um espaço interdisciplinar e da inserção de jogos e brincadeiras, podendo também ter auxílio na tecnologia. Assim, para atingir o objetivo, o presente artigo baseou-se numa metodologia dedutiva e qualitativa, através de uma investigação bibliográfica em materiais pertinentes sobre o assunto, como livros, artigos, estudos de caso, pesquisas participativas, entre outros. Neste sentido, a proposta conclusiva é a reflexão aos educadores quanto às propostas pedagógicas apresentadas, como métodos para incentivar o ensino-aprendizagem das disciplinas de matemática e física na educação básica.


Palavras-chave


Matemática e Física. Métodos Incentivadores. Ensino-Aprendizagem.

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