PIBID COMO FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GEOGRAFIA

Marcos Gomes de Sousa, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


Ao considerar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), percebe-se o quanto ele é importante para o processo inicial de formação de professores, pois este permite aos participantes vivenciar a realidade escolar.  Dessa forma, objetiva-se realizar uma reflexão acerca das contribuições que o programa possibilita aos graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, considerando suas potencialidades no ensino-aprendizagem. Com isso, foram utilizados como metodologia os princípios da revisão bibliográfica acerca da temática central deste estudo, bem como as experiências vivenciadas pelo Pibidiano no ano de 2019, no Colégio Estadual Zacarias de Goes (Liceu Piauiense), localizado em Teresina, estado do Piauí. Desse modo, observa-se que o Pibid proporciona aos discentes realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a convivência no ambiente escolar, além de incentivar e qualificar a formação dos educandos, ainda em processo de formação, para a prática docente. Conclui-se que o programa de iniciação à docência em epígrafe é visto como um importante agente no processo de formação inicial de professores, sendo que por meio da participação em tal programa, é possível proporcionar aos alunos vinculados à oportunidade de se familiarizar com o ambiente escolar.

Palavras-chave


Docência; Formação; Geografia

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