HOMOFOBIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE BURITI DOS MONTES - PIAUÍ.

José Thiago Soares Beserra, Ahecio Kleber Araujo Brito, Sergio Luis Galan Ribeiro

Resumo


Atitudes discriminatórias contra Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT’s) acontecem na sociedade diariamente e o ambiente escolar, mais especificamente, nas aulas de educação física, estas atitudes ficam ainda mais evidentes devido a uma maior interação social, assim como a pouca maturidade dos alunos. O presente trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de atitudes homofóbicas em aulas de educação física escolar, assim como a postura adotada pelos professores de educação física. Este estudo corresponde a uma pesquisa de carácter descritivo, qualitativo, realizado por meio da aplicação de dois questionários objetivos contendo entre 10 e 13 questões sobre a ocorrência de atitudes homofóbicas em sala de aula e o papel do professor de educação física frente a isto, em três escolas da zona urbana de Buriti dos Montes – Piauí, tendo como participantes quatro professores de educação física e quarenta alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados obtidos apresentaram conhecimento moderado sobre a homossexualidade, ainda assim esperava-se que a homossexualidade pudesse ser considerada manifestação tão banal do desejo quanto à heterossexualidade e, como tal, fosse aceita pela sociedade. Quanto à postura adotada pelos professores, notou-se que os mesmos apresentam uma postura correta frente a estes eventos, utilizando de palestras e conversas em formato de roda em sala de aula para a correção do problema, porém a adoção desta postura ainda não é suficiente para reduzir a ocorrência de atitudes homofóbicas entre os alunos.


Palavras-chave


Homofobia; Escola; Educação física.

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