Por um ensino de Filosofia como Heterotopologia

Vicente Thiago Freire Brazil, Rafael Britto de Souza

Resumo


Desde o prefácio de As palavras e as coisas (1966) somos desafiados por Michel Foucault a refletir sobre aquilo que seria as heterotopias. Ainda no mesmo ano – 1966 – e também em 1967, em duas conferências distintas, deparamo-nos com o uso de um outro neologismo intrinsecamente ligado a este primeiro: heterotopologia. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre uma articulação entre os conceitos de heterotopia/heterotopologia e o ensino de filosofia. Partindo de uma apresentação geral dos termos em apreciação na obra foucaulteana, que se concentrará de modo mais específico na abordagem que o autor oferece-nos na conferência de 1967 – As heterotopias –, com ênfase na análise dos cinco princípios constitutivos da heterotopologia. Por fim defender-se-á que no atual estado-de-coisas em que se encontra a sociedade contemporânea, com o recrudescimento de fundamentalismos e obscurantismos, deve-se propor o ensino de filosofia como uma heterotopologia, isto é, uma reflexão que suscite o aparecimento de outros campos, alocações diversas, linhas de fuga, para a tarefa de pensar a realidade a nossa volta.


Palavras-chave


Heterotopia, Heterotopologia, Ensino de filosofia, Foucault

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. & GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I, tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo, Ed. 34. 2004.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

______. De espaços outros. Estudos Avançados [online]. 2013, v. 27, n. 79, p. 113-122.

______. Ditos e Escritos. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Vol. II, 3 ed. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

______. Ditos e escritos. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Vol. III, 4 ed. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

______. O corpo utópico, As heterotopias. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

______. O governo de si e dos outros (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

PAULOS, J. A. Innumeracy: Mathematical Illiteracy and Its Consequences. New York, Holt Mcdouga, 2001.

PLATÃO. Fedro. Tradução de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v13i28.12267

Direitos autorais 2022 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X