Acolher o outro: Notas sobre a comunicação em Nabert e Ricoeur

Cristina Amaro Viana Meireles

Resumo


Nesse texto, nós pretendemos explorar o tema da acolhida do outro a partir do problema da comunicação. Em variados contextos, frequentemente predomina a compreensão de que dialogar, ouvir e considerar os pontos de vista de uma alteridade seja coisa natural e factível. No entanto, a realidade das relações humanas insiste em trazer evidências na direção contrária. Tanto no plano micro das relações interpessoais, como no plano macro das relações políticas nacionais e internacionais, abundam exemplos de situações em que a conversa e o diálogo falharam, seja porque o falante não conseguiu expressar o que queria, por mais que dominasse o idioma, seja porque o interlocutor não conseguiu acolher o discurso do falante, mesmo tendo compreendido o seu significado linguístico. Assim, a discussão que propomos tem como eixo a pergunta: o que realmente significa comunicar? E, além disso: o que é lícito esperar da comunicação a fim de promover o encontro com a alteridade da maneira mais efetiva possível? Buscaremos respostas para essas perguntas a partir de dois filósofos franceses contemporâneos que, ao se indagarem sobre a humanidade dos seres humanos, elegeram as relações com a alteridade como elemento central na constituição da própria subjetividade: Jean Nabert (1881-1960) e Paul Ricoeur (1913-2005). As elaborações de ambos partem da constatação lúcida de que a verdadeira comunicação não é a regra das relações humanas, mas a exceção, o “milagre”. Apesar disso, ela é caminho indispensável para o encontro legítimo com a alteridade e o consequente “acréscimo de ser” no sujeito.


Palavras-chave


Comunicação, Incomunicabilidade, Discurso, Ricoeur, Nabert.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Trad. e apres. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Trad. Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.

NABERT, Jean. Éléments pour une Éthique. Paris: Aubier - Éditions Montaige, 1962, (Collection Philosophie de l’Esprit).

NAULIN, Paul. L’itinéraire de la conscience: Étude de la philosophie de Jean Nabert. Paris: Aubier-Montaigne, 1963.

RICOEUR, Paul. “Discours et communication”. In: REVAULT D’ALLONNES, Myriam; AZOUVI, François (Ed.). Paul Ricoeur. Paris: l’Herne, mars/2004, p. 51-67. (Collection Les Cahiers de l'Herne).

______. “Jean Nabert: Une relecture”. In: CAPELLE, Philippe (ed.) Jean Nabert et la question du divin. Paris: Cerf, 2003. Postface, p. 141-153.

______. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

______. Philosophie de la volonté. 2. Finitude et culpabilité. Livre I: L'homme faillible. Paris: Éditions Points, 2009, p. 35-199.

______. Teoria da interpretação: O discurso e o excesso de significação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.

RICOEUR, Paul; DANESE, Attilio. “Intersubjectivité, socialité, religion: Entretien avec Paul Ricoeur”. Fonds Ricoeur. IIA403, 1986. Disponível em . Acesso em 17 abr. 2021.

ROBILLIARD, Stéphane. “Désir de Dieu et témoignage: l’herméneutique infinie”. In: CAPELLE, Philippe (ed.) Jean Nabert et la question du divin. Paris: Cerf, 2003, p. 65-87.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995.

SIMMS, Karl. Paul Ricoeur. London and New York: Routledge, 2003 (Serie Routledge Critical Thinkers).




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v12i26.12649

Direitos autorais 2021 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X