Paixões e razão: a proximidade inesperada entre Adam Smith e John Locke

Alexandre Amaral Rodrigues

Resumo


Existe um parentesco sempre mencionado entre os grandes autores John Locke (séc. XVII) e Adam Smith (séc. XVIII) que residiria no valor que ambos dariam ao trabalho humano, como origem da propriedade e gerador de riquezas, e na “defesa” comum da “propriedade” e da restrição aos poderes do estado, em prol da liberdade individual, entendida em sentido negativo, isto é, ausência de empecilhos para a ação. No mais, o primeiro seria parte da filosofia política, um dos contratualistas da vertente “liberal”, enquanto o outro seria fundador da economia política, com a sustentação de que deve haver uma liberdade de comércio. Assim, afora os elementos de afinidade, os temas seriam, em tudo o mais, diversos, e cada um estaria em uma área do pensamento. Esse parentesco, no entanto, parece muito mais forte do que normalmente se coloca, e que Adam Smith repõe com precisão conceitual as formulações fundamentais de John Locke, substituindo engenhosamente a percepção racional das leis naturais pela conjunção de paixões por meio do mecanismo da “simpatia”. Isso, no entanto, acaba por chegar a duas diferenciações, a primeira das quais se expressa bem claramente, e está no fato da escravidão; a segunda, no entanto, bem mais discreta, que é o empobrecimento sociocultural dos trabalhadores, o que ocorre no sistema livre e bem ordenado, como efeito colateral da prosperidade da nação. Isso abre espaço para a crítica do ideário do sistema econômico liberal e sugere, na obra, a ação do estado para proporcionar melhores condições para os trabalhadores.

Palavras-chave: Direitos naturais, leis de natureza, razão, paixões, simpatia.


Palavras-chave


Filosofia, Política, Economia Política, Adam Smith, John Locke

Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas:

Primárias

LOCKE, John. Essay concerning human understanding. Oxford: Oxford University Press, 1971.

____________ Two treatises of government. Oxford: Oxford University Press, 1960.

____________ Dois tratados sobre o governo. Trad. de Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SMITH, Adam. Ensaios filosóficos. Alexandre Amaral Rodrigues/Pedro Galé (Org.). Alexandre Amaral Rodrigues, Pedro Galé, Pedro Paulo Pimenta (Trad.). São Paulo: Editora Unesp, 2019.

____________ The theory of moral sentiments. Indianapolis: Liberty Fund, 1984. Reimpresso a partir de Oxford: Clarendon Press, 1976.

____________ Teoria dos sentimentos morais. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Trad. de Lya Luft. Revisão de Eunice Ostrensky.

____________ The wealth of nations. Indianapolis: Liberty Fund, 1996. Reimpresso a partir de Oxford: Clarendon Press, 1979.

____________ A riqueza das nações. Trad. Alexandre Amaral Rodrigues e Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

____________ A riqueza das nações. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

____________ Lectures on jurisprudence. Indianapolis: Liberty Fund, 1982. Reimpresso a partir de Oxford: Clarendon Press, 1978.

____________ Lectures on rhetoric and belles lettres. Indianapolis: Liberty Fund, 1985. Reimpresso a partir de Oxford: Clarendon Press, 1983.

Secundárias

BERRY, J.C. “Adam Smith and early-modern thought”. In The Oxford Handbook of Adam Smith. Oxford: Oxford University Press, 2013.

OTTESON, James R. Adam Smith’s marketplace of life. Cambridge University Press: Cambridge, 2002

PHILLIPSON, Nicholas. Adam Smith: an enlightened life. Londres: Penguin Books, 2011.

POCOCK, J.G.A. “Virtudes, direitos e maneiras: Um Modelo para Historiadores do Pensamento Político”. In Linguagens do ideário político. Sérgio Miceli (Org.); Fábio Fernandez (Trad.) – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

SUZUKI, Márcio. A forma e o sentimento do mundo: jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII. São Paulo: Editora 34, FAPESP, 2014.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v13i29.13157

Direitos autorais 2022 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X