O Dizer da Ética e o do Dito da Ontologia: uma abordagem levinasiana

Helder Machado Passos

Resumo


Pretende-se nesse artigo articular as noções de ética e política às noções do Dizer e do Dito, em uma perspectiva muito sutil apresentada por Emmanuel Levinas, para demonstrar como o sentido do humano se inicia na ética e necessariamente se dirige à política, uma vez que, para esse autor, a filosofia tem que ir ao fato social. Essa articulação se torna possível pela noção de justiça presente em dois momentos do humano: o momento inicial do frente a frente do Eu e do Outro ou ética e o momento em que a pluralidade se torna real pela presença do Terceiro, ou política. A preocupação levinasiana é, não só a de afirmar a primazia da ética em relação à política, no que diz respeito à ordem do acontecimento, mas também de demonstrar que a presença do Dizer original do frente a frente que se inscreve como exigência de justificativas para um Eu absoluto, deve permanecer na relação política, quando em sua impostação institucional a partir da Lei e do Estado pretenderem absolutizar-se em relação as demandantes da própria justiça. Assim, o Dito da Lei está sob os auspícios de um novo Dizer que pode destituir a razoabilidade daquele, exatamente pela presença de Terceiros, diferentes e não incluídos na ordem jurídica. A ordem politico-jurídica que em sua demora tem feições ontológicas, quando não se abre para o Dizer perene, pode tornar-se ordem violenta, tal qual a ordem que prepondera no fenômeno da guerra. O sentido do humano, segundo Levinas está na démarche da relação dual do frente a frente à multiplicidade das relações políticas alicerçadas na noção de justiça como exigência de justificação para a ação.

 


Palavras-chave


Ética, ontologia, Lévinas, Justiça

Texto completo:

PDF

Referências


BENSUSSAN, Gérard. Ética e experiência: a política em Levinas. Tradução de Ozanan Vicente Carrara. Passos Fundo; IFIBE,2009.

CARRARA, Ozanan Vicente. Levinas: do sujeito ético ao sujeito político. Aparecida: Ideias e Letras, 2010.

CHALIER, Caterine. Levinas: a utopia do humano. Tradução de Antonio Hall. Lisboa: Instituto Piaget, 2003

COSTA, Márcio Luis. Levinas: uma introdução. Apresentação de Silvana Rabinovich e tradução de J. Thomaz Filho. Petrópolis: Vozes, 2000.

LEVINAS, Emmanuel. De outro modo que ser, o más Allá de La essência. Introdución e tradución de Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Ediciones Sigueme, 2003.

_________________.Ética e infinito. Tradução de João Gama. Lisboa: edições 70. 2010.

_________________. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Tradução de José Pinto Ribeiro. . Lisboa: Edições 70, 2008.

_________________. Entre nós: ensaio sobre a alteridade. Coordenação e tradução de Pergentino Stefano pivatto. Petrópolis: Vozes, 1997.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i11.3314

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v6i11.3314.g2245

Direitos autorais 2015 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X