Interpretação Musical - Uma Leitura Hermenêutica

Luciano Cesar de Morais e Silva

Resumo


Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada mais como área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico como o terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta (TOMÁS, 1998) –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação (que pressupõe uma teoria e acontece através de uma técnica) que acredito oferecer fundamento para uma epistemologia da interpretação musical. O que a classificação boeciana perde de vista é que a música – como toda a proposição artística– é uma forma de pensamento. Gadamer vem aqui em nosso encontro através de seu livro Verdade e Método, um dos mais sólidos trabalhos em epistemologia do século XX, na medida em que determina a obra de arte “(...) ao lado da experiência da filosofia (...)”, como “a mais peremptória advertência à consciência científica, no sentido de reconhecer seus limites” (GADAMER, 2008, p. 33). É nesta chave que desenvolvemos um modelo preliminar de constituição interpretativa, partindo do caráter universal da hermenêutica, proposto por Gadamer a partir do fenômeno da compreensão em sua concepção mais geral, Esse modelo precisaria ser, ao mesmo tempo, sistemático (para manter sob controle os aspectos problemáticos dos pré-conceitos sem abrir mão deles enquanto estruturantes da pesquisa) e aberto (para manter a possibilidade de reconhecimento de fundamentos diversos de compreensão sem um desvio do objeto central da pesquisa). E tem, ao mesmo tempo, implicações filosóficas sobre a atuação histórico-social do músico pesquisador. Em uma abordagem assim, justifica-se não só a presença da música enquanto disciplina da Universidade, mas também o fato – incômodo para alguns, especialmente ligados à tradição da musikwissenschaft – de essa presença assumir a herança do modelo conservatorial do aprendizado de ofício, não mais como uma tradição antiga e aceita, mas como um ponto de partida para novas (e críticas) proposições artísticas. Além, é claro, de uma forma sólida de conhecimento.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora Unicamp, 2009.

CAMARGO, Guilherme de. A Guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilísticos-históricos a partir da tradução comentada e análise do “Método para Guitarra” de Fernando Sor. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2005.

DAHLHAUS, Carl. The idea of absolute music. Chicago: University of Chicago Press, 1989.

FRANÇA, R. Limongi. Hermenêutica jurídica. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 2008.

______________________. Hermenêutica da obra de arte. Seleção e tradução de Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______________________. Hermenêutica em retrospectiva. Volumes III: Rio de Janeiro, Vozes, 2007. Tradução de Marco Antônio Casanova.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução deIdalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Lisboa: Edições 70, 2010. Edição bilíngue (Publicado originalmente pelo autor em 1950).

VIDEIRA, Mario: O Romantismo e o Belo Musical. São Paulo: Editora Unesp, 2006.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.5296

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.5296.g3150

Direitos autorais 2016 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X