Ética de coerência dialética e um renovado conceito de liberdade humana

Sabrina Ruggeri

Resumo


Este trabalho empreende a tarefa de uma recuperação crítica e comparativa dos dois principais projetos brasileiros de reatualização do pensamento dialético: o sistema do dever-ser de Carlos Cirne-Lima e a dialética do Uno e do Múltiplo de Eduardo Luft. Inicialmente, trata-se de iluminar os pressupostos lógico-ontológicos atuantes em cada um destes projetos, fazendo ver suas principais divergências quanto à radicalidade de um distanciamento do sistema hegeliano: o que um vê como possibilidade de correção (a partir de uma reinterpretação da dialética modal hegeliana que pretende corrigir o tratamento ambíguo conferido à categoria de contingência, numa proposta que segue de perto a filosofia aristotélica ao transformar o princípio de não-contradição em operador deôntico), o outro reconhece como a necessidade de uma ruptura (por conta da exigência do sistema hegeliano de uma plenificação do Conceito que não encontra harmonia com o dinamismo infinito da dialética, num projeto que se orienta especialmente a partir de um diálogo com o Platão tardio e que segue nessa via um movimento deflacionário). Esta reconstrução crítica nos permitirá extrair as devidas consequências para o campo da ética: a ética de coerência dialética é uma ética objetiva e geral que encontra seu fundamento na pressuposição de identidade entre ser e pensar, e que assim permite a dissolução do problema da falácia naturalista quanto à fundamentação teórica do dever-ser. A partir daí, as diferentes interpretações do Princípio da Coerência devem nos guiar à consciência da emergência de um conceito original de liberdade humana, ao passo da qual devemos, por fim, explorar as potencialidades desse conceito para uma renovada abordagem crítica tanto em relação ao âmbito da sociabilidade humana, como ao âmbito do próprio pensamento.


Palavras-chave


Ética objetiva; Princípio da Coerência; Liberdade; Dialética; Contingência.

Texto completo:

PDF

Referências


CIRNE-LIMA, Carlos. “A verdade é o todo”. In: LUFT, Eduardo; CIRNE-LIMA, Carlos. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 113-136.

________. “Dialética e liberdade: razões, fundamentos e causas”. In: Veritas. Porto Alegre, v. 43, n. 4, 1998, p. 795-816.

________. Dialética para principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

________. “Ética de coerência dialética”. In: OLIVEIRA, Manfredo A. (Org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 207-233.

HEGEL, G. W. F. Ciencia de la lógica. Tradução de Félix Duque. Madrid: Abada Editores; Universidad Autónoma de Madrid, 2011.

LUFT, Eduardo. As sementes da dúvida. São Paulo: Mandarim, 2001.

________. “Considerações dialéticas sobre o sistema do dever-ser”. In: LUFT, Eduardo; CIRNE-LIMA, Carlos. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 13-31.

________. “Ontologia deflacionária e ética objetiva”. In: Veritas. Porto Alegre, v. 55, n. 1, jan/abr 2010, p. 82-120.

________. “Platão ou platonismo: um tópico em dialética descendente”. In: ROHDEN, Luiz. (Org.). Hermenêutica e dialética: entre Gadamer e Platão. São Paulo: Loyola, 2014, p. 65-90.

________. Sobre a coerência do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Tópicos sobre dialética. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. 13ª ed. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2007.

WEBER, Thadeu. Ética e filosofia política: Hegel e o formalismo kantiano. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5350

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5350.g4008

Direitos autorais 2018 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X