A organização pictórica de um percurso plástico no pensamento de Merleau-Ponty: Da experiência perceptiva à visão do mundo selvagem

Plínio Santos Fontenelle

Resumo


Resumo: O presente artigo discute a questão do percurso plástico do pintor Paul Cézanne e a influência direta vivida por Merleau-Ponty nas fases da fenomenologia e da ontologia selvagem. Para tanto, o referido percurso é sustentado pelo tema da organização estruturante das obras de arte que “lançam” os sujeitos da percepção ao mundo vivido. Na fase fenomenológica mostramos o problema da percepção das imagens a partir das criações romântica e impressionista de Cézanne, pintor moderno, que critica a produção clássica pelo poder de representação da natureza em suas formas “nítidas” e delimitadas, por exemplo, pelas linhas e pelos desenhos, estabelecendo-se, a partir dessa questão, a ultrapassagem do mundo determinado. Em seguida, pretendemos mostrar como a pintura do último Cézanne encontra-se aberta, enquanto pintura “selvagem”, ao sujeito e ao mundo, na condição de envolvimento carnal. Desse modo, passamos a compreender questões fundamentais como: o olhar e a experiência perceptiva; o processo de criação pictórica; a constância e os instantes do mundo; a profundidade, a visão radical e a ontologia selvagem.

 


Palavras-chave


Paul Cézanne; Pintura; Percepção; Visão; Ontologia; Merleau-Ponty.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKS-MALORNY, Ulrike. Paul Cézanne (1839-1906): o pai da Arte Moderna. Lisboa: Taschen, 1996.

BONAN, Ronald. Aprendre à philosopher avec Merleau-Ponty. Paris: Ellipses.

CÉZANNE, Paul. In: BARNES, Rachel (coord.). Os artistas falam de si próprios: Cézanne. Trad. Maria Celeste Guerra Nogueira. Lisboa: Dinalivro, 1993.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. DESCARTES, René. A dióptrica. Discursos i, ii, iii, iv e viii. Trad. José Portugal dos Santos Ramos. Supervisão Pablo Rubén Mariconda. In: Scientiae studia. Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. São Paulo, v. 8, n. 3, p. 451-486, 2010.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. 16ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995.

MERCURY, Jean-Yves. La chair du visible: Paul Cézanne et Merleau-Ponty. Paris: L’Harmattan, 2005.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. (Os pensadores) Trad. Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

__________. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

__________. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

__________. A prosa do mundo. Trad. Paulo Neves. Edição e prefácio de Claude Lefort. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

__________. Signes. Paris: Gallimard, 1960.

__________. O olho e o espírito. (Os pensadores) Trad. Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

__________. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.

__________. O visível e o invisível. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. Prefácio Claude Lefort. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PEREIRA, Marcelo Duprat. A expressão da natureza na obra de Paul Cézanne. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

RILKE, Rainer Maria. Cartas sobre Cézanne. Trad. e prefácio de Pedro Süssekind. 5.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. Trad. Ana Luiza Dantas Borges. Prefácio de Sônia Salzstein. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6602

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6602.g4001

Direitos autorais 2018 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X