
   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

13 

 

A rotina de uma redação de jornal no tempo da ditadura 

 

Antonio HOHLFELDT1 

 

Resumo:  

Na última semana de março de 2024, para marcar a passagem destes 60 anos que, inclusive, motivaram o presente 

dossiê, este autor decidiu conversar com seus alunos de Graduação a respeito do tema. De modo geral, são jovens 

de primeiro semestre; alguns poucos estão em meio ao curso de Jornalismo. Praticamente nenhum tem a mínima 

idéia do que ocorreu ao longo do período entre 1964 e 1985, o que seja Ato Institucional nº 5, movimento em 

defesa da volta dos exilados e da anistia, abertura do regime, etc. Alguns poucos sabem quem foi Vladimir Herzog 

e, por alto, o que ocorreu com ele, mas ignoram solenemente o mesmo tipo de assassinato perpetrado contra o 

operário Santos Dias da Silva. E certamente eles não são exceção. Por isso, ao ler este call paper, foi tomada a 

decisão de escrever um depoimento. Ele busca ser o mais objetivo possível, a partir da experiência profissional do 

autor na redação do Correio do Povo, jornal integrante da Cia. Jornalística Caldas Junior, de Porto Alegre, Brasil, 

propriedade de Breno Caldas, jornal esse criado em 1895. 

 

Palavras-chave: Jornalismo e censura; Jornalismo e História; rotinas jornalísticas; liberdade de imprensa; Correio 

do Povo. 

 

 

 

The routine of a newspaper editor during the dictatorship 

 

Abstract:  

In the last week of March, 2024, to mark the passage of these 60 years that guide this dossier, this author decided 

to talk to his undergraduate students about the topic. In general, they are young people in their first semester; a 

few are in the middle of studying Journalism. Practically no one has the slightest idea of what happened during 

the period between 1964 and 1985, whatever Institutional Act nº 5, movement in defense of the return of exiles or 

amnisty, opening of the regime, etc. A few know who Vladimir Herzog was and, briefly, what happened to him; 

but they solemnly ignore the same type of murder perpetrated against the worker Santos Dias da Silva. Therefore, 

when reading about this call paper, it was decided to write this testimonial. It seeks to be as objective as possible, 

based on the author’s professional experience in the editorial office of Correio do Povo, a newspaper belonging to 

Cia. Jornalística Caldas Junior, in Porto Alegre, Brasil, owned by Breno Caldas, since 1895.  

 

Keywords: Journalism and censorship; Journalism and History; journalistic routines; press liberty; Correio do 

Povo. 
 

 

 

                                                 
1 Professor Titular do Prograna de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e 

Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pesquisador em produtividade do 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); membro do Instituto Histórico e 

Geográfico do Rio Grande do Sul. E-mail:  a_hohlfeldt@yahoo.com.br  



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

14 

  

Las rutinas de un periódico durante la dictadura  
 
Resumen:  

En la última semana de marzo de 2024, para marcar el paso de estos 60 años que guían este dossier, este autor 

decidió hablar con sus alumnos de pregrado sobre el tema. En general son jóvenes de primer semestre; algunos 

están en pleno estudio de Periodismo. Prácticamente nadie tiene la más mínima idea de lo ocurrido durante el 

periodo comprendido entre 1964 y 1985, sea cual sea el Acto Institucional nº 5, movimiento en defensa del retorno 

de los exiliados o amnistía, apertura del régimen, etc. Unos pocos saben quién fue Vladimir Herzog y, brevemente, 

qué se pasó con él, pero ignoran solemnemente el mismo tipo de asesinato perpetrado contra el trabajador Santos 

Dias da Silva. Por eso, al leer sobre este documento de convocatoria, se tomó la decision de escribir este testimonio. 

Busca ser lo más objetivo posible, basando-se en la experiencia professional del autor en la redacción del Correio 

do Povo, periódico de la Cia. Jornalística Caldas Junior, de Porto Alegre, Brasil, de propiedad de Breno Caldas, 

desde 1895.  

 

Palabras clave: Periodismo y Libertad; Periodismo y Historia; rutinas periodísticas; libertad de prensa; Correio 

do Povo. 

 

 

Regulamentação pela ditadura 

 Contraditoriamente, a regulamentação da profissão de jornalista, no Brasil, foi 

alcançada com o Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, emitido pela então Junta Militar 

que substituíra Artur da Costa e Silva no exercício da Presidência, evitando que seu vice e novo 

administrador natural e constitucional, o civil Pedro Aleixo, que votara contra a edição do Ato 

Institucional nº 5, em dezembro do ano anterior, assumisse a função, tal como previa a 

Constituição. Assim, quem assina o documento são os ministros da Marinha (Augusto 

Rademaker), do Exército (Augusto de Lyra Tavares) e da Aeronáutica (Márcio de Souza e 

Mello), sendo ministro do Trabalho Jarbas Passarinho, que igualmente fora favorável ao AI-5. 

Ou seja, a regulamentação dos jornalistas brasileiros, que é a legitimação e o reconhecimento 

de nossa atividade professional, foi outorgada por uma autoridade ilegítima e, sobretudo, ilegal, 

porque oriunda de um ato de força, que fora o golpe de 31 de março de 1964, reforçado pela 

edição do Ato Institucional nº 5, de 12 de dezembro de 1968, que dava absoluta liberdade ao 

mandatário de plantão para agir como bem lhe aprouvesse, inteiramente à revelia de quaisquer 

outras leis que não aquele mesmo Ato.  

Apesar de tudo, a regulamentação profissional foi importante para a categoria e ajudou 

muito para que os jornalistas guardassem e defendessem a responsabilidade social de suas 

atividades, inclusive no episódio do assassinato de Vladimir Herzog, de cuja repercussão 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

15 

nacional e internacional sou testemunha, graças à resistência extraordinária do então presidente 

do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, jornalista Audálio Dantas; do 

Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e do rabino da comunidade judaica de São 

Paulo, Henry Sobel. Multiplicaram-se, a partir daquele momento, denúncias escritas, sobretudo 

na forma de grandes reportagens, na maioria das vezes publicadas em livros, para fugir à 

censura que pesava sobre jornais, emissoras de rádio e de televisão, evidenciando as 

contradições e a impossibilidade fática do pretenso suicídio de Herzog. A isso se somaria a 

continua persistência, corajosa, da viúva do jornalista, Clarice Herzog, de identificar os 

responsáveis pelo ocorrido e mover-lhes algum tipo de ação de responsabilização.  

Na trilha de tais ações, a criação de dois textos dramáticos abordava o mesmo tema: 

primeiro, Ponto de partida, de Gianfrancesco Guarnieri, ator, director e dramaturgo que já 

produzira, antes, a admirável peça Eles não usam black-tie. Ponto de Partida estreou em 1976, 

pouco mais de um ano depois do ocorrido, com direção do ator e diretor gaúcho Fernando 

Peixoto, com interpretações do próprio Gianfrancesco Guarnieri, Martha Overbeck, Othon 

Bastos, Sônia Loureiro e Sérgio Ricardo, que também assinava a emocionante trilha sonora. O 

segundo texto foi escrito por um publicitário, genro do jornalista assassinado, João Ribeiro 

Chaves Neto. Chamava-se Patética. Foi inscrita no concurso do Serviço Nacional de Teatro 

(SNT), em 1978. Eu fui um dos jornalistas, como crítico de teatro que era, escrevendo nas 

páginas do Correio do Povo, a participar do júri, ao lado, dentre outros, do mesmo Fernando 

Peixoto, a dramaturga Maria Helena Kühner e a crítica do jornal O Estado de S. Paulo, 

Rosângela Alves de Lima. Quando da primeira reunião, no Rio de Janeiro, na sede do SNT, o 

produtor Orlando Miranda, seu diretor, pediu-nos que revisássemos a posição, sob pena de 

intervenção dos serviços de censura. Bem sabia ele, no entanto, por nos conhecer, que isso não 

iria acontecer. Ratificada a nossa posição, o concurso foi suspenso e ele comunicou que 

seríamos avisados proximamente sobre os desdobramentos da situação. Mais de um ano depois, 

fomos reconvocados para nova reunião, na mesma sede do SNT. Miranda, deve-se deixar 

registrado, foi exaustivo na tentativa de manter a independência do júri e da instituição que 

dirigia, o que conseguiu.  

Quando saí de Porto Alegre, para aquela reunião fnal do júri, deixei dois 

encaminhamentos com meu editor e chefe, o respeitável e pioneiro Paulo Fontoura Gastal: se 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

16 

eu não desse sinal de vida até às 22 horas, ele deveria comunicar a meus familiares que eu teria 

sido preso; de outro lado, ele “seguraria” uma página inteira do jornal porque, se isso não tivesse 

ocorrido, eu iria direto para a sucursal da empresa (o Correio do Povo, na época, mantinha 

sucursais no Rio de Janeiro e em São Paulo) e ali redigiria uma matéria a respeito, que seria 

transmitida pelo telégrafo (nada de WhatsApp, internet, essas coisas todas da modernidade). Eu 

tinha até a meia-noite para fazer isso. 

 O júri confirmou sua decisão, compusemos e assinamos uma ata, porque assim exigia o 

regulamento do concurso, justificando nossos votos, entregue a Orlando Miranda. Graças a ele, 

certamente, não fomos presos, o resultado do concurso foi validado e, por conseqüência, a peça 

foi imediatamente publicada pela Civilização Brasileira, ainda que proibida sua encenação em 

todo o território nacional. 

 

A rotina de um jornal conservadoramente liberal 

 Por que começo com estas memórias, meu depoimento? Porque, como jornalista 

vinculado, desde sempre, à editoria de Cultura, cuja responsabilidade era do mencionado 

jornalista Paulo Fontoura Gastal, talvez mais do que em outras editorias, vivíamos com uma 

espécie de espada de Dámocles sobre nossas cabeças. O jornal nunca teve censores em sua 

redação, como ocorreu com a revista Veja, o O Estado de S. Paulo ou até mesmo O São Paulo, 

da Cúria Metropolitana de São Paulo.  

A empresa de Breno Caldas, a Cia. Jornalística Caldas Junior, cuja história vinha desde 

1895, como a maioria dos grandes jornais do Brasil, havia apoiado o golpe de 1964. Mas Breno 

Caldas era um sujeito liberal, não aceitou perseguições políticas: manteve contratados ou 

chegou mesmo a contratar alguns profissionais perseguidos pelo regime, como o radialista 

Lauro Hagemann, na época, locutor de noticiários e de programas jornalísticos na Rádio 

Guaíba, da mesma empresa. Vinculado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), Lauro fora 

eleito vereador de Porto Alegre, mas, logo depois de 1964, evidentemente, foi cassado. 

Desempregado, procurou apoio e encontrou guarida na rádio de Breno Caldas, então a mais 

importante emissora do sul do país, tanto que fora “requisitada” pelo então governador Leonel 

Brizola (PTB-RS) para formar a resistência à tentativa de golpe de 1961, liderando a chamada 

“Cadeia da Legalidade”, a partir dos porões do Palácio Piratini, garantindo a posse de João 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

17 

Goulart na Presidência, ainda que sob o regime parlamentarista. O episódio tornar-se-ia 

histórico. Quanto a Lauro, a decisão foi pessoal de Breno Caldas.  

Outro episódio significativo da independência de Breno Caldas ocorreu no dia 20 de 

setembro de 1972. O líder do Governo Federal no Congresso, senador José Bonifácio (ARENA- 

MG), havia feito um enfático discurso negando que houvesse censura no Brasil. O Correio do 

Povo transformou a manifestação em sua manchete mas, pelo fnal da tarde, houve ordem da 

censura para cortar o texto. Breno Caldas ficou irritado e mandou manter a manchete e o 

noticiário, para desespero dos homens da censura. Decidida a publicação e a impressão do 

jornal, as autoridades policiais solicitaram os caminhões da empresa para levar os impressos 

empacotados, que seriam jogados na rua. Breno Caldas negou e a solução foi convocar 

caminhões do Exército que, na madrugada, guiados por jovens soldados que nada 

compreendiam do que se passava, vieram juntar os pacotes do jornal impresso jogados na rua 

e colocá-los nos caminhões. Para sorte dos historiadores, uma funcionária da empresa, 

Francisca Espinosa, que cuidava dos arquivos dos jornais, aproveitou a confusão e surrupiou 

alguns exemplares daquela edição que, formalmente, jamais circulou nem foi distribuída, mas 

cujos exemplares estão guardados no arquivo da empresa e foram recentemente digitalizados…  

O mais significativo, na história, é que o 20 de setembro é feriado regional no Rio 

Grande do Sul, tendo a ver com a chamada Grande Revolução que colocou, em campos opostos, 

os sul-rio-grandenses e os aristocratas do Império, na primeira metade do século XIX. Vale 

dizer: o episódio chamou mais do que nunca a atenção de todos, até porque, no dia seguinte, o 

Correio do Povo acabou publicando notícia a respeito do ocorrido e divulgando os motivos de 

sua não-circulação, coisa que a censura tanto tentara impedir…  

 

Minha experiência na Caldas Junior 

Desde antes de meus 15 anos, eu tinha proximidade com alguns dos profissionais do 

Correio do Povo. O jornal publicava, aos domingos, o chamado “Correio Infantil”, uma página 

dedicada à garotada. Na redação do jornal, na época, havia apenas duas jornalistas mulheres 

(refiro-me ao início da década de 1960): Lygia Nunes respondia pela “Página Feminina” e 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

18 

Maria de Lourdes Sá Britto cuidava da edição dominical do jornal dirigida aos pequenos2. Uma 

das atrações da página era um concurso chamado “Quem é que sabe”, em que o pequeno leitor 

era convidado a responder dez perguntas sobre algum livro que estivesse sendo publicado, em 

capítulos, pela página. Os acertadores concorriam a livros da Editora Melhoramentos, que os 

doava à editoria da página, numa espécie de ação de marketing, já que a editora também 

permitia a reprodução das histórias em quadrinhos de Hergé (1960), a série de aventuras vividas 

pelo garoto Tintim. Eu ganhei algumas vezes o concurso e, por consequência, ia à redação 

buscar meu prêmio, conhecendo, assim, o editor Paulo Fontoura Gastal, a que as duas páginas 

estavam afetas.  

Anos depois, fui estudar Jornalismo na FAMECOS, à noite, mas pela manhã cursava 

Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pela tarde, comecei a 

frequentar a redação do jornal e passei a escrever crítica de cinema na Folha da Tarde e, logo 

depois, a escrever reportagens e entrevistas para o Correio do Povo, como colaborador, sendo, 

enfim, efetivado como funcionário, com carteira assinada, depois da regulamentação da 

profissão. Evidentemente, aluno universitário depois de 1965, eu me colocava contra o 

chamado Acordo MEC-USAID3 e participava de mobilizações organizadas a partir da 

faculdade. Quando nossos melhores professores do curso de Letras foram cassados, após o AI-

5, ampliou-se minha consciência a respeito do que significava a ditadura e evidentemente 

interessei-me cada vez mais por ler livros e artigos que discutissem a questão. Nunca me filiei 

a nenhum movimento, contudo, sobretudo porque não tinha tempo. Estudando pela manhã e à 

noite, almoçando no restaurante universitário e trabalhando a tarde inteira no jornal, muitas 

vezes varava as madrugadas lendo livros de teoria literária ou política. Tinha a pretensão de 

continuar jornalista, mas aspirava a me tornar escritor. Acabei me tornando crítico de arte, 

                                                 
2 Não havia banheiros para as duas jornalistas, naquele andar da redação. E embora a redação do outro jornal, o 

vespertino Folha da Tarde, no mesmo piso, já contasse com um pouco mais de jornalistas mulheres, o banheiro 

feminino ficava no terceiro andar, atrás do “barzinho do seu Walter”, onde boa parte dos profissionais fazia 

lanches, na hora do almoço ou, sobretudo, à noite. 

3 Acordo firmado entre os governos doi Brasil e dos Estados Unidos e que mudou drasticamente a concepção 

educacional e organização dos currículos no país. O então II Grau, que se dividia entre clássico (encaminhavam 

o aluno para estudos humanistas e de ciências sociais) e científico (encaminhava o aluno para os estudos das 

ciências exatas), foi unificado, com exclusão de disciplinas como Literatura e Filosofia; por outro lado, o francês, 

que até então era a segunda língua nas escolas brasileiras, foi substituído pelo inglês, reforçando a característica 

mais técnica e instrumental da escola.   



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

19 

sobretudo de Literatura e de Teatro, função que exerço há mais de trinta anos, hoje em dia no 

Jornal do Comércio, de Porto Alegre. 

Lidar com a cultura, obviamente, era uma provocação para o pessoal da ditadura. E a 

gente provocava mesmo. Quando a censura sobre algum jornal do centro do país proibia alguma 

informação, a gente aproveitava que o Correio do Povo não tinha censura prévia e reproduzia 

a informação em suas páginas. Com isso, buscava-se quebrar as barreiras da censura4. Mas os 

jornalistas também aprenderam a driblar a censura: eu assinava um artigo de crítica literária 

semanal, no suplemento literário do jornal, o “Caderno de sábado”, artigo de cerca de dez laudas 

(página inteira no formato tabloide, coisa quase impensável hoje em dia). Então, escolhia a 

dedo os livros que resenhava, preferindo aqueles que me permitissem expressar idéias críticas 

sobre o contexto brasileiro, ou que me dessem a oportunidade de reproduzir opiniões críticas a 

respeito da ditadura. Ou seja, meus artigos resenhavam livros recém-publicados, mas nem 

sempre se limitavam a livros de poesia ou de ficção; escolhia também livros de ensaios. No 

caso dos livros essencialmente “literários”, selecionava aqueles com cujos relatos me 

identificava, bastando lembrar obras como Zero, de Ignacio de Loyola Brandão (1975), O 

homem de fevereiro ou março, de Rubem Fonseca (1975), Notas de Manfredo Rangel, o 

repórter (a respeito de Kramer), de Sérgio Sant’Anna (1973), os livros do jornalista José 

Louzeiro que, conscientemente, optara por publicar em volumes todas as suas grandes 

reportagens, e assim por diante. No caso de ensaios, escolhia a dedo o antropólogo Darcy 

Ribeiro, o pedagogo Paulo Freire, obras de economia de José Serra, etc. Não era bem uma 

batalha, era uma guerrilha. 

 

Modos de censura 

No dia a dia, aquela prática que levou à não circulação da edição do Correio do Povo 

do dia 20 de setembro de 1972 repetia rotineiramente. Para quem viveu uma redação de jornal 

ao tempo da tipografia, da composição a quente, das linotipos, tudo isso é um outro mundo: o 

jornal tinha de “baixar” até cerca de 18 horas. Não havia diagramação, era tudo no olho: depois 

                                                 
4 A prática ocorria dessa maneira: o jornalista que havia apurado a matéria original enviava seu texto a um colega, 

por exemplo, do Correio do Povo, e nós tratávamos de divulgá-lo, com uma introdução que dizia mais ou menos 

assim: “o jornalista fulano de tal apurou que.” e lá vinha a matéria proibida, resumida, por certo, mas, bem ou 

mal, divulgada, ao menos para um certo segmento de leitores.   



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

20 

da meia-noite, o “editor”, muitas vezes eu, no caso da editoria de Cultura,  ia para a oficina do 

jornal e ali, no olho, com a ajuda dos funcionários gráficos, “fechavam-se”5 as páginas, 

definindo as máterias de cinco, quatro ou três colunas, escolhendo algumas “ficadas”6 para tapar 

os buracos que permaneciam abertos, ou pedindo uma “prova de página” para ver onde cortar 

a matéria, quando ela ultrapassava os limites de espaço7, acertando as fotografias de quatro, três 

ou duas colunas, conforme a importância e extensão da matéria. 

O jornal ia sendo montado ao longo do dia, desde o meio-dia, quando se começavam a 

redigir e “baixar” os primeiros textos. Informações de política e de economia ficavam mais para 

o fim do dia. Cada editor tinha um “mapa” das matérias que deveriam ser publicadas no dia 

seguinte e, assim, ia organizando sua edição. Cada editoria tinha seu próprio editor.  

Ocorre que a censura costumava esperar até quase o final desse tempo, algo como 17 

ou 18 horas, para se manifestar, propositadamente, para atrasar a rodagem do jornal, levando as 

editorias a sempre manterem matérias sobressalentes, em caso de substituição de algum texto. 

Havia dois modos, ambos colocando a responsabilidade final pelas decisões a serem tomadas 

nas mãos dos editores, no caso de jornais sem a presença ostensiva de censores nas redações, 

como era o caso do Correio do Povo: telefonemas anônimos, quando uma voz masculina apenas 

indicava tratar-se da censura e, em seguida, passava as orientações sobre as proibições; ou 

mensagens escritas em papéis sem qualquer identidade de origem, que eram entregues na 

portaria do jornal, para serem obedecidas pelo secretário de redação e retransmitidas aos 

jornalistas. 

                                                 
5 “Baixar”, na gíria jornalística, era mandar as matérias redigidas (em papel, nas chamadas “laudas”, páginas pré-

impressas caracterizadas por uma espécie de “camisa de força” em que os textos eram escritos, correspondendo 

sempre a uma coluna do jornal). “Fechar”, por seu lado, era quando, no balcão de aço sobre o qual estava a 

“rama” da página, que depois gerava a “matriz” para impressão, dispunham-se as matérias já compostas, no 

modo invertido, isto é, de cima para baixo, ainda que, como a página estava invertida, a “parte de cima”, estivesse 

“embaixo” para o auxiliar que montava a página. Muitas vezes, sobravam espaços em branco ou as matérias 

“estouravam” e precisavam ser cortadas.   

6 “Ficadas” eram pequenos textos jornalísticos, informativos, mas que não tinham urgência de publicação. No caso 

da editoria de Cultura, podia ser a informação sobre o novo filme de uma atriz ou um diretor, a contratação de 

um maestro famoso por alguma orquestra importante, etc. Em geral, eram pequenas notícias de cinco a quinze 

linhas, em uma coluna, que justamente tinham a função de fechar os buracos que ficavam nas páginas. Outra 

maneira de “fechar” eram os pequenos anúncios sobre o próprio jornal, mas isso era incomum no Correio do 

Povo.     

7 No espaço da “rama”, já estavam colocados os anúncios da edição, de modo que nos cabia preencher os espaços 

vazios, o que às vezes complicava sobremaneira a tarefa. 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

21 

 

Intimações e convites 

Quanto aos jornalistas, não era incomum recebermos intimações (“convites”, diziam) 

para nos apresentarmos em tal dia e hora na sede da Polícia Federal (onde estava o serviço de 

censura). Na maioria das vezes, a gente chegava às 8 horas da manhã, passava o dia inteiro 

sentado, “abandonado”, sem receber nem água, e era dispensado ao final do dia, às 18 horas. 

Eram bons burocratas, aqueles… Umas raras vezes, quase ao final do dia, éramos levados a 

uma sala para depoimento. Quem fosse mais de uma vez a essas visitas já sabia de cor o roteiro 

das perguntas: se éramos comunistas, por que apoiávamos subversivos, quem nos mandava 

escrever isso ou aquilo, e assim por diante. Quando terminou o período ditatorial e os arquivos 

da censura foram abertos, a leitura das fichas sobre os jornalistas ou sobre professores 

provocava gargalhadas, não fosse a situação tenebrosa que se vivera anteriormente. Afinal, foi 

ao longo de um desses “convites”, para um “depoimento”, que o jornalista Valdimir Herzog foi 

assassinado… por isso, comecei com esta memória: ela, de certo modo, sintetiza tudo o que os 

homens e mulheres profissionais da imprensa sofreram ao longo daquele período.  

Uma das experiências mais estapafúrdias e inexplicáveis que vivi, durante aqueles anos, 

foi tentar entender os diferentes critérios sobre o que poderia ou não ser escrito e, em 

consequência, publicado nos jornais. Fui chamado algumas vezes à Polícia Federal, como 

escrevi acima, mas nunca meus artigos foram cortados parcial ou totalmente, quando de suas 

publicações no suplemento literário, o “Caderno de sábado”, no Correio do povo. Ocorre que 

aquele mesmo texto, muitas vezes, eu enviava para dois outros jornais que mantinham 

suplementos literários, a Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, e o Correio das Artes, de João 

Pessoa, na Paraíba.  

A Tribuna da Imprensa tinha sido propriedade de Carlos Lacerda: foi nela que o 

jornalista e político atacou impiedosamente Getúlio Vargas, até seu suicídio. Na época a que 

me refiro, o jornal pertencia a Hélio Fernandes, irmão de Millôr Fernandes, evidente desafeto 

do regime. O jornal não tinha censura presencial, na redação, mas era normal meus artigos 

serem sumariamente censurados ou cortados parcialmente, transformando a página num 

conjunto ilegível de blocos de texto sem pé nem cabeça: sobravam o título e o meu nome e, 

depois, duas páginas em branco, ou blocos de parágrafos intercalados por outros blocos em 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

22 

branco, constituídos por aqueles textos cortados. O mesmo ocorria com o Correio das Artes: 

um mesmo artigo que fora ntegralmente publicado no “Caderno de sábado” poderia ser vetado 

ou cortado parcialmente na edição do jornal paraibano. O mais estranho, ainda, é que os cortes 

da Tribuna da Imprensa não eram os mesmos sofridos no Correio das Artes, ou seja, cada 

censor fazia a leitura que lhe aprouvesse ou lhe inspirasse.   

  

A autocensura  

Na rotina do jornal, ao menos no caso do Correio do Povo, o fato de não haver censores 

presentes na redação já era para festejar. Mas isso implicava numa espécie de autocensura a que 

a publicação se obrigava. Todo o texto redigido passava pelo crivo do secretário de redação. Se 

havia algum problema, a gente era chamado e comunicado. Podia-se apelar para a última 

palavra a ser dada pelo próprio Breno Caldas, que costumava ir ao jornal diariamente, ao final 

da jornada, e ali permanecia até cerca das 22 horas. Matérias que, no entendimento do 

responsável pela secretaria do jornal, não deveriam ser publicadas, sempre chegavam ao crivo 

do proprietário do periódico, e daí, eventualmente, ele decidia de outro modo ou chegava 

mesmo a chamar o autor do texto para conversar. A gente aprendeu a negociar as matérias, 

enxertando textos mais pesados, mas que não eram essenciais, para ter o que cortar… às vezes 

dava certo, outras, não…   

Não se deve imaginar, no entanto, que todos os jornalistas, num mesmo jornal, tivessem 

posições ideológicas semelhantes. Tanto na Folha da Tarde quanto no Correio do Povo e, mais 

tarde, na Folha da Manhã8, outro tabloide, mas este matutino, que a Cia. Jornalistica Caldas Jr. 

editou, antes de falir, havia identificações variadas. Evidentemente, os “mais jovens” eram mais 

críticos que os mais experimentados, mais conservadores. Mas quem trabalhava numa editoria 

como a de Cultura certamente encontrava muito mais unidade e identidade de opinião entre os 

colegas, o que facilitava muito as coisas, a começar pelo editor. 

Os diferentes trabalhos que têm contado a história da Cia. Jornalística Caldas Jr. e de 

seu proprietário, Breno Caldas, de modo geral reconhecem o posicionamento moderado do 

                                                 
8 A Folha da Manhã foi uma tentativa de ampliar o público leitor dos jornais da Cia. Jornalística Caldas Junior, 

buscando o jovem universitário, principalmente. Por isso, a redação era composta de profissionais mais moços 

e, evidentemente, com uma tendência mais crítica às autoridades, o que causou muitos dissabores à empresa e 

especialmente a Breno Caldas. O jornal, por ser matutino, acabou competindo com a Folha da Tarde, 

prejudicando-a, do mesmo modo que criou atritos até mesmo com o Correio do Povo. 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

23 

jornalista. Talvez por isso mesmo, a dívida gerada pela aquisição de equipamentos para a 

televisão, a TV Guaíba, Canal 2, quando houve a crise do petróleo e o dólar subiu 

desmesuradamente, não sensibilizou nenhuma autoridade, nem em Brasília, nem no Palácio 

Piratini. Breno Caldas era demasiadamente liberal para aquelas cabeças. A empresa faliu e anos 

depois foi repassada sucessivamente a outros grupos9. Mas aquela liberalidade garantiu um 

mínimo de dignidade para o exercício do jornalismo naquelas redações. Apesar das pressões 

existentes, a partir dos responsáveis pela censura, quem revisitar, hoje, as páginas, sobretudo 

do Correio do Povo, talvez se surpreenda com o que vai encontrar publicado, sem maiores 

problemas com a censura.  

Seja como for, em 1974, aceitei um convite da direção da Seção Brasileira da Rádio 

Canada Internacional e fui para Montreal, trabalhar na seção brasileira da rádio internacional. 

Encontrando-me com colegas que efetivamente experimentavam o exílio, organizamo-nos para 

divulgar, por meio das ondas curtas do programa diário, informações que sabíamos serem 

proibidas no Brasil. A emissora impunha um protocolo: só podíamos divulgar aquilo que já fora 

públicado em jornais canadenses ou em quaisquer outros mídias nacionais. Com isso, a 

emissora oficial do governo do Canadá evitava reclamações formais ou informais dos canais 

diplomáticos brasileiros: afinal, se estava publicado e o jornalista da emissora havia lido e 

decidido divulgar, a emissora não praticava a censura ou a autocensura entre seus 

profissionais… Lá fiquei quase dois anos, retornando em 1975, quando as coisas começavam a 

se tornar menos complicadas. Quando viajei, fui como correspondente da Cia. Caldas Junior, 

maneira de não romper o vínculo com a empresa. Ao retornar, reintegrei-me à redação e ali 

ainda permaneceria mais alguns anos, tempo para viver a resistência produzida entre os 

jornalistas e a sociedade civil, em geral, ao assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Pude 

participar, então, das ações de resistência à versão de seu “suicídio” e, infelizmente, ver de perto 

a falência da Cia. Jornalística Caldas Junior, modo pouco qualificado com que algumas 

autoridades ligadas ao regime dictatorial encontraram para se vingar de Breno Caldas e de sua 

liberalidade.   

 

 

                                                 
9 Hoje, ela é propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus. 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-24, jan./jun. 2024 

 

24 

Referências 

 

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Zero. Rio de Janeiro: Brasília, 1975. 

 

BRASIL. Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969. Dispõe sobre exercício da profissão 

de jornalista. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-

lei/del0972.htm#:~:text=DEL972&text=DECRETO%2DLEI%20N%C2%BA%20972%2C%

20DE,exerc%C3%ADcio%20da%20profiss%C3%A3o%20de%20jornalista. Acesso em: 05 

maio 2024. 

 

CHAVES NETO, João Ribeiro. Patética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1978. 

 

FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio de Janeiro, 1975.  

 

GARCIA, Miliandre. Patética: O prêmio e as censuras (anos 1970). Baleia na Rede, Marília, 

v. 1, n. 9, p. 135-157. 2012. Disponível em: 

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede. Acesso em: 05 maio 2024. 

 

GUARNIERI, Gianfrancesco. Ponto de partida. São Paulo: Ática,1976. 

 

HERGÉ (George Prosper Remi). O cetro de Ottokar. São Paulo: Melhoramentos. 1960.  

 

SANT’ ANNA, Sérgio. Notas de Manfredo Rangel, o repórter (a respeito de Kramer). Rio 

de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. 

 

 

 

 

Submetido em: 17.05.2024 

Aprovado em: 12.06.2024 

 

 

 

 


