Mídia, celebrização e música popular: o caso de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

Herom Vargas, Mozahir Salomão Bruck

Resumo


A partir da famosa polêmica do casal de cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, entre as décadas de 1940 e 1950, este artigo busca discutir como a busca pela fama, dentro do sistema industrial de produção e circulação da canção, e os interesses mercadológicos de gravadoras e emissoras de rádio permitiram a midiatização da vida privada e íntima desses artistas. Para a análise, usaremos estudos sobre a configuração da indústria fonográfica e do rádio no período, além de noções como glamourização e celebrização. A polêmica midiática estabelecida entre o casal será tratada a partir de 16 canções gravadas por ambos no final do casamento e após a separação e pela repercussão na imprensa. São boleros, sambas e sambas-canções, compostos entre 1947 e 1952 por Herivelto e parceiros (gravadas pelo seu Trio de Ouro), e por autores que compuseram para Dalva.


Palavras-chave


Herivelto Martins; Dalva de Oliveira; indústria fonográfica; rádio; celebridade.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.101202111085

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