Espionagem e cinema: uma relação paradoxal entre sigilo e propaganda

Raquel Anne Lima de Assis

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as representações do serviço de inteligência estadunidense no cinema durante a Segunda Guerra Mundial. São analisados três filmes que tinham como foco narrar a atuação da agência Office of Strategic Services (OSS), instituição norte-americana que atuou no serviço de inteligência e espionagem ao longo do conflito mundial. As três películas analisadas são: O.S.S. (1946), Cloak and dagger (1946) e 13 Rue Madeleine (1947). Esses filmes tiveram a participação e o incentivo do OSS em suas produções, em uma parceria com Hollywood, o que possibilita tentar identificar quais os usos políticos que o serviço de espionagem norte-americano fez do cinema. Desta forma, observa-se que entre espionagem e cinema há uma relação paradoxal entre sigilo e propaganda.

 


Palavras-chave


cinema; inteligência; espionagem; Estados Unidos; Segunda Guerra Mundial.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.121202313734

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