Uma higiene moral e do corpo: Educação Moral e Cívica e as atividades físicas, esportivas e de lazer durante a Ditadura Militar

Reginaldo Cerqueira Sousa

Resumo


A lembrança dos 50 anos do Golpe, que instituiu a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), colocou no centro das atenções as questões problemáticas deste que é considerado um dos períodos sombrios da recente história brasileira. Entre as discussões levantadas, destacam-se aquelas referentes às formas de legitimação de regimes autoritários baseados, sobretudo, na supressão das liberdades políticas e na violência do Estado contra a sociedade. Formas de governo como estas, encontraram mecanismos — entre eles o da propaganda ideológica — para adquirir adesão e consenso da população. Em diferentes níveis, indivíduos estiveram dispostos a colaborar com o uso da vigilância social e do fornecimento de informações aos órgãos da censura e da repressão, afetando pessoas contrárias ao arbítrio estabelecido pelo Estado. Este artigo procura compreender esse processo durante a Ditadura Militar Brasileira por meio da análise dos manuais de Educação Moral e Cívica e das práticas esportivas nos espaços de educação de jovens, caracterizando a higiene moral e do corpo como meios de se obter obediência, valorizar o trabalho e evitar os conflitos sociais.


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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.5120164526

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