A publicidade como ação coletiva: agências, modelos de negócios e campos profissionais

Everardo Pereira Guimarães Rocha, Bruna Santana Aucar

Resumo


Este trabalho analisa a constituição do campo publicitário a partir do aparecimento de empresas que organizam modelos produtivos e identidades profissionais em torno de ações coletivas. Parte-se da premissa de que a agência foi a instituição responsável por traçar as condições de existência de um segmento, até então inexistente. O estudo concentra-se no exame das primeiras disposições profissionais instituídas pelas agências entre meados do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e Europa e a posterior reprodução deste padrão de negócios no Brasil. Assim, procura-se realçar, com o percurso histórico destas agências pioneiras, o surgimento de funções profissionais e suas formas de atuação conjugadas para o reconhecimento social da publicidade.


Palavras-chave


História da Mídia; História da Comunicação; História da Publicidade; História da Propaganda

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.8120197414

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