Da senzala ao enfrentamento: as contraditórias dinâmicas históricas que antecederam as atividades impressas em Goiás

Rosana Maria Ribeiro Borges, Marialva Carlos Barbosa

Resumo


O texto debate as dinâmicas históricas e as contradições que antecederam o início das atividades do jornalismo impresso em Goiás, com foco nas atividades mercantis e escravagistas do Comendador Joaquim Alves de Oliveira, dono do Engenho de São Joaquim e da Tipographya D’Oliveira, empreendimento que imprimiu A Matutina Meiapontense, primeiro periódico de Goiás e do Centro Oeste. O principal objetivo é romper com silenciamentos acerca da contraditória trajetória deste goiano cujo legado cultural contrasta com práticas dissonantes com os ideais iluministas que ele próprio defendia. De abordagem qualitativa, o estudo ancorou-se no levantamento bibliográfico e na pesquisa documental como principais instrumentos metodológicos, enquanto as considerações finais questionam inúmeras imagens atribuídas ao Comendador.

Palavras-chave: História da Imprensa Goiana. Joaquim Alves de Oliveira. Escravização em Goiás no Século XIX. Engenho de São Joaquim. A Matutina Meiapontense.


Palavras-chave


História da Imprensa Goiana; Joaquim Alves de Oliveira; Escravização em Goiás no Século XIX; Engenho de São Joaquim; A Matutina Meiapontense.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.9220209126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.