Being a teacher of the nursing course in remote work during the COVID-19 pandemic / Ser docente do curso de enfermagem em trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19 / Ser docente del curso de enfermería en trabajo a distancia durante la pandemia COVID-19

Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro, Rita de Cassia de Marchi Barcellos Dalri, Débora Cristina Martins

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência de ser docente no curso de enfermagem em trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada por uma docente no primeiro semestre de 2020, ao ministrar a disciplina intitulada Saúde Ocupacional na modalidade de ensino à distância para um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior em uma cidade no Sul do Brasil. Resultados: A partir da experiência vivenciada e da revisão de literatura realizada, identificou-se que as adaptações para o trabalho remoto no contexto de educação podem levar ao sofrimento emocional tanto a partir das vivências de isolamento e distanciamento social, como em função da sobrecarga de trabalho derivada da necessidade de manter as atividades laborais em regime de trabalho remoto. Conclusão: Esse estudo evidenciou desafios a serem enfrentados pelos docentes durante a pandemia, tais como a realização de aulas utilizando-se do trabalho remoto, gerando assim estresse emocional devido à falta de preparo para o mesmo e às dificuldades evidenciadas pelos discentes.   

Descritores: Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Educação a Distância. Infecções por coronavírus.  


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DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.11218

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