The stricto sensu post-graduation courses and the production/dissemination of nursing research / A pós-graduação stricto sensu e a produção /divulgação de pesquisa em enfermagem

Lídya Tolstenko Nogueira

Resumo


A qualificação é um anseio e um imperativo para os enfermeiros no contexto da prática profissional que envolve múltiplos cenários de atuação atinentes ao processo de cuidar. Nesse sentido, o mestrado é o primeiro de muitos passos em busca da formação stricto sensu e configura-se como um desafio porquanto requer dos que o buscam, dedicação e esmero na produção de artigos científicos que possibilitam a visibilidade do conhecimento produzido e a socialização junto à comunidade acadêmica.

O Mestrado em Enfermagem da UFPI vem desde 2007 se consolidando na formação de enfermeiros capazes de intervir com competência teórica, política e técnica, no campo da docência e da produção e difusão de conhecimento nas áreas de ensino, extensão, assistência e administração de serviços de Enfermagem.

 

O alcance deste objetivo se expressa, no plano individual, por conquistas dos novos mestres como o ingresso na carreira docente de universidades públicas mediante aprovação em concursos, o ingresso na docência em instituições privadas, a ocupação de postos de destaque na administração pública de saúde, e o acesso ao doutorado.

 

A contribuição dos novos mestres para a Enfermagem do Piauí têm sido notável, pois como os objetos das pesquisas focalizam as situações de saúde/educação que afligem a população local, os resultados das dissertações vêm permitindo o avanço do conhecimento mediante a reflexão de profissionais e gestores sobre a realidade investigada e, a análise da viabilidade de novas propostas de abordagem para antigos problemas. Trata-se de um movimento em mão dupla de direção que fortalece novas formas de cuidar e gerenciar em saúde e em enfermagem.

 

Outro resultado evidente é o crescimento da produção científica dos mestrandos e mestres, em parceria com os professores orientadores e bacharelandos de Enfermagem. Destacam-se os trabalhos apresentados em eventos científicos da área da Enfermagem, no Piauí, na região Nordeste, no Brasil, e em eventos internacionais. Progressivamente cresceu a produção de artigos em revistas de impacto e atualmente a totalidade de docentes têm artigos publicados em periódicos Qualis A, compatível com a possibilidade de o Programa de Mestrado da UFPI evoluir o seu conceito na avaliação trienal da CAPES e rumar para o Doutorado.

 

Pode-se afirmar sem dúvidas, que o Mestrado representa um divisor de águas entre a enfermagem piauiense antes pouco habituada a produzir manuscritos sobre o seu cotidiano, suas intervenções e avanços obtidos e, a enfermagem de agora que difunde os resultados dos seus estudos, dá a conhecer a sua produção intelectual para o Brasil e para o mundo.

 




Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i2.1154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: