Strategies used for the management of craving crack users: an integrative literature review / Estratégias utilizadas para o manejo do craving em usuários de crack: revisão integrativa da literatura

Larissa Alves Lima, Daniel Galeno Machado, Fernando José Silva Junior, Claudete Ferreira Monteiro

Resumo


Objetivo: identificar as produções científicas sobre as estratégias utilizadas para o manejo do craving. Método: Trata-se de uma pesquisa integrativa da literatura. Os critérios de inclusão foram estudos publicados nos últimos cinco anos (2007-2012), pesquisas originais, estar circunscrito à temática abordada e apresentar texto completo. Operacionalizou-se com 7 estudos. Resultados: As estratégias desenvolvidas pelos usuários dependem de suas idades, escolaridade, idade de inicio de consumo, classe socioeconômica entre outros. Os profissionais também desenvolvem estratégias na busca de fazer com que os usuários redescubram outras formas para divertirem-se, melhorando assim a qualidade de vida. Conclusão: As estratégias utilizadas são eficazes, mas particulares a cada indivíduo havendo assim, necessidade da elaboração de um plano de cuidados individualizado.

Palavras chave: comportamento aditivo; cocaína crack; transtorno relacionado ao uso de substâncias; usuários de drogas; motivação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: